Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

SIMULADO / PONTUAÇÃO III


PONTUAÇÃO

 
1 -(FCC - TRT/24ª Região - PONTUAÇÃO) Modificando-se a ordem interna de frases do texto, a pontuação estará correta em:

Poderíamos lembrar recuando no tempo, que na África do Sul, o regime do apartheid representou um manifesto escárnio contra a Declaração dos Direitos Humanos.

Que tal informação não é improcedente por sua própria experiência, qualquer cidadão pode verificar.

No Brasil, costuma-se dizer, que há leis que "pegam" e leis que "não pegam".

Como deixar de reconhecer, a partir de então, que já "não pega" a arbitragem da própria Organização das Nações Unidas?

A contrapelo das decisões da ONU se deu a invasão do Iraque: mas confiná-la, aos limites do território nacional, talvez seja injusto.


2 - (ESAF - MP/ENAP/SPU PONTUAÇÃO) "Memórias do cárcere, (1) na versão cinematográfica, (1) explora mais desenvoltamente a linguagem artística e as possibilidades que estão ao alcance do cinema de fragmentar a realidade para, (2) em seguida, (2) recompor o concreto nos diversos níveis em que ele aparece na percepção, (3) na cabeça e na história dos homens. Quem ama o livro por ele mesmo não vai recuperá-lo no filme. Quem ama as várias verdades que Graciliano Ramos enfrentou com hombridade e coragem irá ver no filme uma engenhosa e íntegra transposição do livro. Seria pouco dizer que ambos se completam. Nelson Pereira dos Santos explora a técnica cinematográfica como Graciliano Ramos, a técnica literária, (4) ou seja, (4) como recurso de descoberta da verdade, (5) arma de denúncia intelectual e instrumento de luta política.
Assinale a opção que apresenta justificativa correta para o emprego das vírgulas no texto acima.

1 - isolam aposto explicativo.

2 - isolam termos de mesma função sintática.

3 - isola adjunto adverbial deslocado.

4 - isolam expressão retificativa ou explicativa.

5 - isola aposto explicativo.


3 - (UnB/CESPE - SEAD/FCPTN, com adaptações) Com base no texto a seguir, assinale a opção correta quanto ao emprego da vírgula (partes destacadas em negrito).
"No livro O Dicionário do Futuro, a pesquisadora norte-americana Faith Popcorn afirma que, em 2015, mais da metade da população estará trabalhando em profissões que hoje não existem. Segundo ela, habitarão o mundo dos negócios, por exemplo, os sussurradores, profissionais especializados em lidar com consumidores enraivecidos e cada vez menos tolerantes aos deslizes das empresas, ou especialistas em simplicidade, pessoas cuja missão será reduzir a complexidade dos software e das redes de computadores das companhias. Como o próprio nome sugere, há, no livro de Faith, uma dose de exercício de futurologia. A análise de muitos movimentos sociais e econômicos que estão acontecendo hoje, porém, já aponta, de maneira mais tangível, o surgimento de carreiras cuja valorização se intensificará nos próximos anos."

O emprego da vírgula após "Futuro" e "ela" é obrigatório, porque, em ambas as ocorrências, a vírgula indica o deslocamento, por antecipação, de circunstância de tempo.

A vírgula após "negócios" poderia ser suprimida sem prejuízo para a correção gramatical do texto.

As vírgulas após "sussurradores" e "simplicidade" estão utilizadas para separar termos de mesma função sintática em uma enumeração.

A conjunção adversativa "porém" está entre vírgulas por estar em posição deslocada na estrutura do período.


4 - (ESAF - MP/ENAP/SPU - PONTUAÇÃO)Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.

Motoristas e montadoras de automóveis, não terão que desembolsar mais recursos com a mudança para o biodiesel, pois esse combustível não exige nenhuma alteração nos motores dos veículos.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), assegurou a garantia dos motores dos veículos que utilizam o biodiesel misturado ao diesel na proporção de 2%, como foi autorizado.

Além disso, o combustível renovável poderá ser usado, em substituição ao óleo diesel em usinas termelétricas, na geração de energia elétrica em comunidades de difícil acesso, como é o caso de diversas localidades na região Norte.

Para autorizar o uso do biodiesel no mercado nacional, o governo, editou um conjunto de atos legais que tratam dos percentuais de mistura do biodiesel ao diesel, da forma de utilização e do regime tributário.

Tal regime, considera a diferenciação das alíquotas com base na região de plantio, nas oleaginosas e na categoria de produção (agronegócio e agricultura familiar). O governo cria também o Selo Combustível Social e isenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).


5 - (FCC - CADEP) "Existe uma ética do trabalho, como existe uma ética da aventura. Assim, o indivíduo do tipo trabalhador só atribuirá valor moral positivo às ações que sente ânimo de praticar e, inversamente, terá por imorais e detestáveis as qualidades próprias do aventureiro — audácia, imprevidência, irresponsabilidade, instabilidade, vagabundagem —, tudo, enfim, quanto se relacione com a concepção espaçosa do mundo, característica desse tipo."
"— audácia, imprevidência, irresponsabilidade, instabilidade, vagabundagem —" ( texto acima)
Os travessões isolam, considerando o contexto.

segmento especificativo e explicativo.

redundância, embora com intenção estilística.

conclusão necessária da expressão imediatamente anterior.

reprodução textual de informações anteriores.

emprego de palavras de sentido alheio ao contexto.


6 - (ESAF - MP/ENAP/SPU - PONTUAÇÃO) Assinale a opção que apresenta erro de pontuação.

A evolução da arquitetura se caracteriza pelas suas obras mais importantes, aquelas que, especulando na técnica, se fizeram diferentes e inovadoras.

E, quando dela nos ocupamos, vale a pena voltar ao passado e sentir como a ideia da obra de arte se integrava nas razões utilitárias da arquitetura, fazendo-a mais rica, mais bela, com suas colunatas, seus ornamentos, pinturas, esculturas.

Com o advento do concreto armado, a arquitetura se modificou inteiramente. As paredes, que antes sustentavam os edifícios, passaram a simples material de vedação, surgindo a estrutura independente, a fachada de vidro.

A curva, a curva generosa que os antigos tanto procuravam com seus arcos, cúpulas, voûtes e abóbadas espetaculares assumiu uma nova e surpreendente dimensão e, com ela, os requintes da técnica: o protendido as cascas, os grandes espaços livres e os balanços extraordinários.

Uma arquitetura mais livre e vazada se oferecia a todos os arquitetos que quisessem inovar e se aventurar por novos caminhos.


7 - (FCC - TRT-21ª Região) Está inteiramente correta a pontuação do seguinte período:

Os romeiros temendo que o barquinho não suportasse a correnteza, que era forte naquele trecho do rio passaram a rezar, evitando de qualquer modo o mínimo movimento do corpo.

Se é certo que Deus ajuda — pensavam os romeiros, não custa facilitar as coisas para Ele, razão por que buscavam: não fazer o mínimo movimento — enquanto atravessavam o rio de forte correnteza.

Um ato de fé — como o daqueles romeiros atravessando o rio de forte correnteza — não dispensa em todo caso, que se tomem providências facilitando-se assim, as coisas, para a Providência divina.

Entre o temor e a fé, dividiam-se os romeiros, pois a confiança na Providência divina não os eximia de se comportarem, com muita cautela, enquanto estavam na perigosa correnteza do rio.

Nem mesmo a fé em Deus dispensou os romeiros, preocupados que estavam com a força da correnteza do rio, de tomar providências práticas para que o barquinho, em sua fragilidade, não viesse a naufragar.


8 - (ESAG - TRE/PR - Com adaptações) Assinale a alternativa INCORRETA, quanto à justificativa do emprego dos sinais de pontuação, de fragmentos de textos de autoria de Thiago Medagua.

PERÍODO 1: "Manguezais e pântanos costeiros provavelmente foram destruídos", diz o professor da Fundação Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lauro Calliari. - PERÍODO 2: Os recifes de corais também foram atingidos. "São ambientes muito sensíveis ao depósito de sedimentos (lama) e detritos orgânicos transportados pela série de ondas gigantes e seu refluxo", afirma Lauro Calliari. / As aspas, nos períodos 1 e 2, distinguem a fala do professor do restante do texto.

No Sri Lanka, um programa de proteção às tartarugas marinhas contava com mais de 20 mil filhotes de cinco espécies em extinção. / A vírgula depois de "no Sri Lanka" marca um adjunto adverbial deslocado.

Certamente não há dado referente ao maremoto do dia 26 de dezembro de 2004 mais impressionante do que as mais de 250 mil vidas humanas perdidas. Mas outro aspecto começa a despertar a atenção da comunidade internacional. / As duas frases podem ser unidas por vírgula (em substituição ao ponto), sem que o sentido do texto se altere.

O azul do mar, a areia branca das praias da Indonésia e o verde dos coqueiros foram rapidamente substituídos por um lamacento quadro marrom. / Em "O azul do mar, a areia branca das praias" a pontuação está errada, pois não se emprega vírgula no sujeito.


9 - (FCC - TRT/20ª Região - PONTUAÇÃO) A frase corretamente pontuada é:

A expressão — justiça do trabalho — apareceu pela primeira vez em lei na Constituição de 1934, com a finalidade de "dirimir questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social", dispositivo que se manteve na Constituição de 1937.

A expressão "justiça do trabalho", apareceu pela primeira vez em lei na Constituição de 1934 com a finalidade — de dirimir questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social, dispositivo que se manteve na Constituição de 1937.

A expressão justiça do trabalho apareceu pela primeira vez em lei — na Constituição de 1934 — com a finalidade de dirimir questões entre empregadores e empregados regidas, pela legislação social, dispositivo que se manteve na Constituição, de 1937.

A expressão justiça do trabalho — apareceu, pela primeira vez em lei na Constituição de 1934 com a finalidade, de dirimir questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social dispositivo que se manteve na Constituição de 1937.

A expressão justiça do trabalho apareceu pela primeira vez em lei na "Constituição de 1934" com a finalidade de dirimir, questões entre empregadores e empregados regidas pela legislação social dispositivo, que se manteve na "Constituição de 1937".


10 - (ESAF - MP/ENAP/SPU) Assinale a opção em que há erro de pontuação.

Entre março de 2004 e fevereiro de 2005, as exportações brasileiras ultrapassaram a marca dos US$ 100 bilhões, um recorde histórico para o país.

A meta do Governo Federal, alcançada com quase dois anos de antecedência mostra o vigor das vendas do país para o mercado externo.

Exportação em alta significa favorecer o desenvolvimento do país e, portanto, a geração de emprego de renda. Para o sucesso desse trabalho, as microempresas contam com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e da APEX-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil) na capacitação de funcionários e na consultoria técnica.

O aumento nas exportações é um dos fatores principais para o saldo positivo referente à criação de postos de trabalho no Brasil. Em 2004, foram 1,5 milhão de novas vagas com carteira assinada, e essa tendência permanece este ano.

Em janeiro, foram criadas 115.972 vagas formais, melhor resultado para o período desde 1992. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população ocupada em janeiro deste ano em seis regiões metropolitanas cresceu 4,1% em relação ao mesmo período de 2004.


GABARITO:

1 D

2 D

3 D

4 C

5 A

6 D

7 E

8 D

9 A
10 B


Leia mais:http://www.seuconcurso.com.br/pontuacao-03.htm#ixzz2A4iGESlv

Nenhum comentário:

Postar um comentário