Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

sábado, 20 de outubro de 2012

SIMULADO / LICITAÇÃO OBRIGATÓRIA

1 Aponte a alternativa INCORRETA:
Wrong answer 

Correct answerADe acordo com a legislação vigente, a licitação é obrigatória, tão-somente, para a Administração Direta;
Wrong answerBA inexigibilidade representa a inviabilidade jurídica da licitação ser realizada, seja pela ausência de competidores, seja pela natureza específica do negócio;
Wrong answerCNo Brasil a regra é licitar;
Wrong answerDA dispensa torna a licitação facultativa, vale dizer, discricionária;

2 É correto afirmar:
Wrong answer 

Correct answerAO prazo de validade do concurso público será de até dois anos, prorrogável uma vez, por igual período;
Wrong answerBO provimento dos cargos em comissão depende de concurso público de provas e títulos;
Wrong answerCO prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogável uma vez, pelo período de um ano;
Wrong answerDO provimento dos cargos efetivos e dos comissionados depende de concurso público de provas e títulos, na forma da lei;

3 Afirmando que 'as competências administrativas só podem ser validamente exercidas na extensão e intensidade proporcionais ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse público a que são atreladas', referimo-nos ao princípio do(a):
Wrong answer 

Correct answerAProporcionalidade;
Wrong answerBInteresse público;
Wrong answerCFinalidade;
Wrong answerDRazoabilidade;

4 É permitido ao policial civil requerer ou representar, pedir reconsideração e recorrer de decisões. O pedido de reconsideração deverá ser dirigido:
Wrong answer 

Wrong answerAAo superior hierárquico da autoridade que editou o ato;
Wrong answerBAo Delegado Geral de Polícia em qualquer caso;
Correct answerCÀ mesma autoridade que editou o ato;
Wrong answerDAo Secretário da Segurança nos casos da aplicação de penas expulsórias;

5 Nos termos da legislação pertinente, caso o proprietário de uma coisa tombada junto ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico nacional não disponha de recursos para proceder às obras de conservação e reparação necessárias, levando tal fato ao conhecimento daquele Serviço,
Wrong answer 

Wrong answerAa obrigação quanto à realização de tais obras recairá sobre o Estado em que se situa a coisa, ao qual será transmitida sua propriedade.
Correct answerBo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional mandará executar as obras às expensas da União, ou deverá ser feita a desapropriação da coisa.
Wrong answerCo proprietário fará jus a indenização, por parte da União, correspondente a 50% do valor das obras a serem executadas.
Wrong answerDa obrigação quanto à realização de tais obras recairá sobre o Município em que se situa a coisa, ao qual será transmitida sua propriedade.

6 Sobre bens públicos, assinale a INCORRETA:
Wrong answer 

Wrong answerAOs bens públicos não estão sujeitos a usucapião.
Wrong answerBOs bens públicos são inalienáveis, enquanto destinados ao uso comum do povo ou a fins especiais.
Wrong answerCOs bens públicos podem ser alienados desde o momento em que sejam, por lei, desafetados da destinação originária e traspassados para a categoria de bens dominicais.
Correct answerDÉ vedada a penhora de bens públicos da Fazenda Pública Federal, Estadual ou Municipal, exceto para execução de créditos de natureza alimentícia.

7 Quanto aos atos administrativos, é correto afirmar:
Wrong answer 

Wrong answerAA eficácia é o atributo do ato administrativo que impõe a coercibilidade para seu cumprimento ou execução, desde que declarada a sua validade.
Wrong answerBA presunção de legitimidade e veracidade não autoriza a imediata execução ou operatividade dos atos administrativos, especialmente quando arguidos de vícios ou defeitos que os levem à invalidade.
Correct answerCSejam eles vinculados ou discricionários, simples ou complexos, de império ou de gestão, possuem como requisitos à sua formação, a competência, a finalidade, a forma, o motivo e o objeto.
Wrong answerDAtos gerais ou regulamentares são aqueles expedidos sem finalidade normativa, alcançando apenas a categoria de particulares nele indicados, caracterizando-se por serem de comando concreto e pessoal, por isso mesmo irrevogáveis.

8 Segundo a Lei que rege as licitações, o prazo mínimo para a convocação dos licitantes até o recebimento das propostas ou da realização do evento é de
Wrong answer 

Wrong answerAtrinta e cinco dias para concorrência.
Correct answerBquarenta e cinco dias para concurso.
Wrong answerCdoze dias para tomada de preços.
Wrong answerDvinte e cinco dias para leilão.

9 Sobre o regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos é correto afirmar:
Wrong answer 

Wrong answerAnos contratos de financiamento, as concessionárias não poderão oferecer em garantia os direitos emergentes da concessão.
Wrong answerBpara garantir contratos de mútuo de longo prazo, destinados a investimentos relacionados a contratos de concessão, em qualquer de suas modalidades, não se admite que as concessionárias cedam ao mutuante, em caráter fiduciário, parcela de seus créditos operacionais futuros.
Wrong answerCincumbe à concessionária a execução do serviço concedido, cabendo-lhe responder por todos os prejuízos causados ao poder concedente, aos usuários ou a terceiros. A responsabilização será atenuada em razão da existência da fiscalização exercida pelo órgão competente.
Correct answerDo contrato de concessão poderá prever o emprego de mecanismos privados para resolução de disputas decorrentes ou relacionadas ao contrato, inclusive a arbitragem, nos termos da lei.

10 Sobre as Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, julgue as assertivas a seguir: I. a outorga da qualificação como OSCIP é ato discricionário. II. as entidades de beneficio mútuo destinadas a proporcionar bens ou serviços a um círculo restrito de associados ou sócios são passíveis de qualificação como OSCIP prevista na lei. III. a promoção da segurança alimentar e nutricional é uma das finalidades exigidas para a qualificação como OSCIP, instituída pela lei. IV. as organizações sociais são passíveis de qualificação como OSCIP. V. as fundações, sociedades civis ou associações de direito privado criadas por órgão público ou por fundações públicas não poderão ser qualificadas como OSCIP. Assinale a opção correta.
Wrong answer 

Wrong answerAI, II e III são verdadeiras e IV e V são falsas.
Wrong answerBII e III são falsas e I, IV e V são verdadeiras.
Wrong answerCI e III são verdadeiras e II, IV e V são falsas.
Correct answerDI, II e IV são falsas e III e V são verdadeiras.

11 Marque a alternativa que não corresponde a verdade quando se fala em ATO ILÍCITO:
Wrong answer 

Wrong answerAPor sua natureza, sujeita o agente não possibilitando gerar qualquer situação em seu próprio benefício;
Correct answerBPela atuação do agente, resultará em direitos e/ou vantagens para sua pessoa;
Wrong answerCResulta em dano moral e/ou material decorrente de atuação comissiva ou omissiva e, existindo nexo de causalidade, gera obrigação de reparar;
Wrong answerDAtuação psíquica e volitiva, em desacordo ou inobservância ao ordenamento jurídico;

12 Uma vez instaurado o processo administrativo disciplinar, interrompe-se a prescrição, até a decisão final, pela autoridade competente, o que deve ocorrer no prazo máximo de 140 dias, após o qual:
Wrong answer 

Wrong answerAFica extinta a punibilidade;
Correct answerBO prazo prescricional começa a correr todo ele por inteiro;
Wrong answerCO prazo prescricional continua a correr, pelo período que lhe faltava, ao ser interrompido;
Wrong answerDO prazo prescricional continua a correr pela metade;

13 O ato administrativo, a que falte um dos elementos essenciais de validade:
Wrong answer 

Wrong answerAÉ considerado inexistente, independente de qualquer decisão administrativa ou judicial;
Correct answerBGoza da presunção de legalidade, até decisão em contrário;
Wrong answerCDeve por isso ser revogado pela própria Administração;
Wrong answerDSó pode ser anulado por decisão judicial;

14 Sendo o funcionário público colocado em disponibilidade remunerada, o período de tempo em que a mesma ocorrer será contado:
Wrong answer 

Wrong answerASomente para sexta-parte;
Wrong answerBPara efeito de promoção por merecimento;
Correct answerCPara aposentadoria;
Wrong answerDExclusivamente para adicional por tempo de serviço;

15 A disponibilidade do servidor público:
Wrong answer 

Wrong answerADar-se-á somente quando o cargo for extinto ou declarada a sua desnecessidade, caso em que receberá a remuneração integral;
Correct answerBOcorre nos casos em que for extinto o cargo, declarada sua desnecessidade, ou for invalidada por sentença judicial a demissão de servidor estável, mas tendo direito a remuneração proporcional;
Wrong answerCAcarreta seu desligamento definitivo do cargo, vedado seu reaproveitamento, devendo receber a mesma remuneração percebida na atividade;
Wrong answerDÉ considerada uma forma inespecífica de aposentadoria, e em certos casos, um gênero de penalidade, mas sempre com remuneração integral;

16 Assinale a alternativa correta. De acordo com a Constituição Federal, a Administração está obrigada a praticar licitação:
Wrong answer 

Wrong answerASomente para realização de obras e serviços contratados por empresas públicas e sociedades de economia mista que explorem atividade econômica;
Correct answerBPara a realização de obras, serviços e alienações, bem assim, para concessão e permissão de serviços públicos;
Wrong answerCSomente para a realização de obras, serviços e alienações, bem como para a concessão de serviços públicos;
Wrong answerDSomente para a realização de obras, serviços e alienações;

17 Modo de exercício da atividade administrativa, o poder administrativo denominado de polícia, que também é fato gerador de tributo, limita e disciplina, em nome do interesse público:
Wrong answer 

Wrong answerAOrdem e segurança públicas;
Wrong answerBCostumes, produção e mercado;
Wrong answerCPropriedade;
Correct answerDDireito, interesse ou liberdade;

18 No tocante à ação popular, e segundo a Lei nº 4.717, de 1965, serão considerados nulos os atos administrativos
Wrong answer 

Correct answerAlesivos, quando praticados por autoridade incompetente.
Wrong answerBnão lesivos, quando viciados pela ilegalidade do objeto.
Wrong answerCnão lesivos, quando baseados em pressuposto de fato materialmente inexistente.
Wrong answerDnão lesivos, quando praticados visando a finalidade diversa daquela prevista na regra de competência.

19 No tocante às agências reguladoras no Direito Brasileiro: I. As agências reguladoras são autarquias sob regime especial; II. Entre as atividades afetas à disciplina e controle de tais entidades destacam-se os serviços públicos relacionados à energia elétrica, transportes terrestres, transportes aquaviários, aviação civil, atividades de fomento e fiscalização de atividade privada; III. A Constituição Federal de 1988 prevê expressamente a criação de um órgão regulador; IV. As agências reguladoras exercem a atividade de regulação, abrangendo competência para estabelecer regras de conduta, para fiscalizar, reprimir, punir, resolver conflitos, não só no âmbito da própria concessão, mas também nas relações com outras prestadoras de serviço; V. Nos termos da Lei n. 9.986/2000, as agências reguladoras podem utilizar o pregão para as contratações referentes a obras e serviços de engenharia. A quantidade de itens incorretos é igual a:
Wrong answer 

Wrong answerA4
Wrong answerB2
Wrong answerC3
Correct answerD1

20 As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas na Lei de Improbidade (Lei nº 8.429/92), nos casos de exercício de cargo efetivo ou emprego, podem ser propostas:
Wrong answer 

Correct answerAdentro do prazo prescricional previsto em lei específica;
Wrong answerBaté cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança;
Wrong answerCaté oito anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança;
Wrong answerDdentro do exercício financeiro ao qual se refere;

Nenhum comentário:

Postar um comentário