Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

domingo, 21 de outubro de 2012

SIMULADO / INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO

1 Não é pressuposto concorrente da configuração de inexigibilidade de licitação na contratação de serviços técnico-profissionais especializados: 

Wrong answerAA exclusividade na prestação do serviço;
Wrong answerBA especialização notória do profissional ou empresa;
Correct answerCA natureza singular do serviço;
Wrong answerDA contemplação da hipótese concreta no elenco legal de serviços técnicos;

2 Quanto ao vício verificado 'quando o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explícita ou implicitamente, na regra de competência', é correto dizer: 

Wrong answerAO ato administrativo assim viciado oportuniza a convalidação;
Wrong answerBTrata-se de vício localizado no aspecto forma do ato administrativo;
Wrong answerCRequer, para sua configuração, que o agente público que o cometa persiga fim pessoal;
Correct answerDConstitui noção jurídica que enseja o controle de aspectos discricionários dos atos administrativos;

3 A atividade da Administração Pública, que pode ser expressada por meio de atos normativos ou concretos, fundamentada em sua supremacia geral e na forma da lei, que delimita, condiciona, a liberdade e a propriedade dos indivíduos, adequando-se aos interesses da coletividade, pode ser denominada, consoante a doutrinado Direito Administrativo, como: 

Wrong answerAPoder Expropriatório;
Correct answerBPoder de Polícia;
Wrong answerCPoder Executivo;
Wrong answerDPoder Judiciário e Segurança Pública;

4 Não há norma constitucional que autorize aos servidores públicos:  

Wrong answerAA contratação excepcional sem concurso público;
Wrong answerBO direito de greve;
Wrong answerCO direito de sindicalização;
Correct answerDA acumulação remunerada de cargos, como regra;

5 São características do contrato administrativo, exceto: 

Wrong answerARestrição na aplicação do princípio da exceção do contrato não cumprido;
Wrong answerBPresença de cláusulas exorbitantes do direito comum;
Wrong answerCFaculdade da modificação unilateral do contrato pelo Poder Público;
Correct answerDFaculdade de aplicação de penalidades, por ambas as partes contratantes, sem prévia intervenção do Poder Judiciário;

6 Relativamente à disciplina a que estão submetidos, assinale a opção incorreta acerca dos bens públicos dominiais. 

Correct answerAPodem ser objeto de aforamento ou enfiteuse, quando a administração, após procedimento licitatório, transfere o domínio direto a outrem, mediante pagamento de foro anual por parte do enfiteuta ou adquirente.
Wrong answerBPodem ser alienados ou cedidos pela administração.
Wrong answerCPodem ser objeto de cessão de uso entre o titular do domínio e outro órgão público.
Wrong answerDLaudêmio é a importância que o foreiro paga ao senhorio quando este renuncia ao seu direito de reaver o domínio útil transferido, em igualdade de condições com o terceiro que o adquire.

7 Para a alienação dos bens imóveis da União, cuja aquisição haja derivado de procedimento judicial ou dação em pagamento, uma vez observadas as normas legais pertinentes, conforme previsão expressa na Lei nº 8.666/93, que instituiu normas gerais para licitações e contratos da Administração Pública, será sempre 

Wrong answerAinexigível licitação.
Wrong answerBdispensável licitação.
Correct answerCnecessário fazer concorrência ou leilão.
Wrong answerDnecessário fazer concorrência.

8 Relativamente ao tema da “Responsabilidade do Presidente da República”, como tal descrita na Carta Magna, tem-se que: 

Wrong answerAo Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, se recebida a denúncia ou queixa-crime pelo Superior Tribunal de Justiça.
Wrong answerBo Presidente ficará suspenso de suas funções nas infrações penais comuns, nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pelo Congresso Nacional.
Correct answerCenquanto não sobrevier sentença condenatória, nas infrações comuns, o Presidente da República não estará sujeito a prisão.
Wrong answerDadmitida a acusação contra o Presidente da República, por um terço da Câmara dos Deputados, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

9 O Administrador público, no exercício de sua competência, transfere um servidor público com o objetivo de puni-lo. Essa conduta: 

Wrong answerAfere o princípio da razoabilidade, mas o servidor não pode contestá-la em obediência ao princípio da hierarquia.
Wrong answerBtem fundamento legal e, portanto, não pode ser contestada pelo servidor em razão do princípio da supremacia do interesse público.
Wrong answerCdeverá ser desobedecida pelo servidor, uma vez que é manifestamente ilegal.
Correct answerDcaracteriza desvio de finalidade do ato.

10 Considerando que a execução de obras para implantação de uma linha de metrô compreende inúmeras fases, destaca-se a primeira delas como sendo a identificação das áreas que serão afetadas pelo investimento público. Nem todas as áreas utilizadas para a implantação da obra terão seu aproveitamento econômico esvaziado, de forma que muitas prescindirão de aquisição de domínio (p. ex., áreas para canteiro de obras ou margem de segurança para perfuração). Neste sentido, é correto afirmar que, além da desapropriação para alguns trechos da obra, poderão ser utilizados pela Cia. do Metropolitano – METRÔ, os seguintes institutos de intervenção na propriedade privada: 

Wrong answerAlimitação administrativa, na medida em que impõe obrigações de não fazer decorrentes de necessidade urgente do Poder Público;
Correct answerBocupação temporária, na medida em que viabiliza a utilização transitória remunerada de propriedade particular;
Wrong answerCrequisição administrativa, instituída por acordo entre as partes e que visa à obrigação de fazer pelo proprietário, que deverá colaborar com a obra;
Wrong answerDtombamento, que grava a propriedade particular com limitações do aproveitamento econômico, restringindo-lhe os usos permitidos;

11 A responsabilidade do Estado: I - Abrange apenas os danos que seus agentes, agindo com culpa ou dolo, causarem a terceiros. II - Aplica-se de forma indistinta a quaisquer das funções públicas, não sendo restrita a danos provenientes de atos administrativos. III - É objetiva para os atos comissivos do Estado e, em regra, subjetiva para os comportamentos omissivos. IV - É sempre objetiva. Pode-se dizer que está correto apenas o contido em: 

Wrong answerAI e IV;
Wrong answerBI, II e IV;
Correct answerCII e III;
Wrong answerDII e IV;

12 Em contrato administrativo com empresa privada brasileira, de fornecimento de bens importados, município contratante, em decorrência da maxidesvalorização do real de fevereiro último, decidiu, unilateralmente, efetuar o pagamento devido ao contratado não no valor em real, correspondente à taxa de câmbio do dia do faturamento (como estabelecido no edital e no contrato), mas em valor menor. O contratado, insatisfeito, decidiu recorrer ao Judiciário, para obter a diferença do preço, sob o fundamento de que: 

Wrong answerAFato do príncipe a justificar o reajuste do contrato só pode ocorrer em contratos de prazo superior a um ano;
Correct answerBCláusulas econômico-financeiras e monetárias do contrato não podem ser alteradas sem prévia concordância do contratado;
Wrong answerCO contrato está vinculado aos termos do edital, não podendo haver nenhuma alteração em suas cláusulas regulamentares ou econômicas;
Wrong answerDA maxidesvalorização é ato da administração e a teoria da imprevisão só socorre a parte contratada, nunca a contratante;

13 Sendo o funcionário público colocado em disponibilidade remunerada, o período de tempo em que a mesma ocorrer será contado: 

Wrong answerASomente para sexta-parte;
Wrong answerBPara efeito de promoção por merecimento;
Correct answerCPara aposentadoria;
Wrong answerDExclusivamente para adicional por tempo de serviço;

14 Os serviços que a administração, reconhecendo sua conveniência para os membros da coletividade, presta diretamente ou aquiesce em que sejam prestados por terceiros, nas condições regulamentadas e sob seu controle, mas por conta e risco dos prestadores, mediante remuneração dos usuários, são serviços: 

Wrong answerAImpróprios do Estado;
Wrong answerBAdministrativos;
Wrong answerCPúblicos;
Correct answerDDe utilidade pública;

15 Assinale a alternativa correta: 

Wrong answerAO poder regulamentar representa a faculdade de restringir os abusos do direito individual;
Wrong answerBO poder disciplinar estabelece a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal;
Correct answerCO poder discricionário impõe ao agente público o dever de escolher a melhor opção dentre as que se apresentem. Portanto, representa ato de liberdade, mas levando em conta o interesse público e não o do agente que tem a faculdade de escolha;
Wrong answerDO poder de polícia autoriza a expedição de decretos autônomos nas matérias da competência da Administração;

16 Quanto à invalidação dos atos administrativos, assinale a opção correta. 

Wrong answerAO controle externo pelo Poder Judiciário poderá alcançar o exame de mérito, desde que esteja sendo questionada a prática de ato dentro dos limites traçados para a discricionariedade.
Wrong answerBO controle interno da administração está sempre restrito a considerações de ilegalidade, em face da teoria dos motivos determinantes.
Correct answerCA administração detém o controle interno mais amplo, que lhe permite o desfazimento de seus atos por considerações de mérito e de ilegalidade.
Wrong answerDO controle externo pelo Poder Judiciário é mais amplo, pois se estende tanto aos aspectos de mérito quanto ao exame da legalidade.

17 Em matéria de concessão de serviços públicos federais, considera-se encampação a retomada do serviço pelo poder concedente, por motivo de interesse público, 

Correct answerAdurante o prazo da concessão, mediante lei autorizativa específica e após pagamento de indenização
Wrong answerBapós encerrado o prazo da concessão, mediante decisão administrativa e independentemente de pagamento de indenização.
Wrong answerCdurante o prazo da concessão, mediante decisão administrativa e após pagamento de indenização.
Wrong answerDdurante o prazo da concessão, mediante lei autorizativa específica e independentemente de pagamento de indenização.

18 Acerca dos atos administrativos, assinale a alternativa correta: 

Wrong answerAsegundo o princípio da legalidade, o silêncio da Administração Pública não gera efeitos para o administrado.
Correct answerBa licença é ato vinculado unilateral em que a Administração faculta o exercício de uma atividade a alguém, desde que preenchidos os requisitos legais pelo interessado.
Wrong answerCo objeto da revogação é sempre um ato inválido ou uma relação jurídica inválida dele decorrente.
Wrong answerDa revogação é um ato administrativo que extingue outro ato administrativo, efetivada por autoridade ou particular, desde que sempre motivada e fundamentada.

19 Segundo a Lei nº 8.987, de 13 de fevereiro de 1995 (Estatuto da Concessão e Permissão de Serviços e Obras Públicas), o corte, pela concessionária, do fornecimento de energia elétrica para o usuário pessoa física, inadimplente: 

Correct answerApode ser realizado após aviso prévio, considerado o interesse da coletividade;
Wrong answerBnão pode ser realizado;
Wrong answerCcaracteriza descontinuidade do serviço;
Wrong answerDsó pode ser realizado em situações de emergência.

20 Sobre o sistema regaliano, assinale a alternativa correta. 

Wrong answerAAtribui a propriedade da jazida ao proprietário do solo, cabendo ao Estado apenas a fiscalização, com base em seu poder de polícia;
Wrong answerBÉ aquele em que a jazida pertence ao Estado, que poderá conceder ao particular a sua exploração e aproveitamento;
Wrong answerCÉ aquele em que a jazida pertence ao seu primeiro ocupante, que tem o direito de exploração;
Correct answerDÉ aquele em que as jazidas constituem propriedade da Coroa, que pode explorá-las diretamente ou mediante autorização ou concessão a terceiros, que ficam obrigados a pagar uma compensação pelo direito de exploração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário