Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

sábado, 20 de outubro de 2012

SIMULADO / ADMINISTRAÇÃO INDIRETA FEDERAL

1 . (FCC) - Integram a Administração Indireta Federal, nos termos do Decreto-Lei n o 200/67, 
Resposta incorrecta 

Resposta correctaAas autarquias e as sociedades de economia mista, as primeiras, com personalidade jurídica de direito público e, as segundas, com personalidade jurídica de direito privado.
Resposta incorrectaBas fundações públicas e os ministérios, as primeiras, com personalidade jurídica de direito privado e, os segundos, com personalidade jurídica de direito público.
Resposta incorrectaCos ministérios e as autarquias, os primeiros e as segundas com personalidade jurídica de direito público.
Resposta incorrectaDas fundações públicas e as organizações sociais, as primeiras e as segundas podendo possuir tanto personalidade jurídica de direito público, como de direito privado.
Resposta incorrectaEas empresas públicas e as organizações da socie-dade civil de interesse público, as primeiras, com personalidade jurídica de direito privado e, as segun-das, com personalidade jurídica de direito público.

2 (FCC) - Uma autarquia federal, qualificada como agência executiva, passa a ter como um ponto diferencial de seu regime jurídico 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaAter reduzida sua autonomia de gestão, passando a vincular-se hierarquicamente ao Ministério supervisor.
Resposta incorrectaBpossuir personalidade jurídica de direito privado
Resposta incorrectaCnão se submeter à fiscalização financeira e orçamentária do Tribunal de Contas da União, mas apenas a fiscalização direta do Congresso Nacional
Resposta correctaDpoder contratar compras, obras e serviços, com dispensa de licitação, em valores que representem até o dobro do limite de dispensa previsto na Lei nº 8.666/93.
Resposta incorrectaEnão se submete à fiscalização pelo Tribunal de Contas da União.

3 (FCC) - As organizações sociais são 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaAórgãos pertencentes á Administração direta, tendo por objeto o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino, á pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e à preservação da meia ambiente, à cultura e à saúde.
Resposta incorrectaBautarquias, declaradas entidades de interesse social e utilidade pública pana todos os efeitos legais.
Resposta incorrectaCsociedades de economia mista, criadas por lei ou decreto, sem fins lucrativos, administradas por conselho do qual participam representantes do poder público.
Resposta incorrectaDfundações de direito público, cujo patrimônio é formado parcialmente com recursos públicos, votadas ao desenvolvimento de atividades soais previstas na lei ou decreto que as cria.
Resposta correctaEpessoas jurídicas de direto privado que, preenchendo os requisitos legais, podem celebrar contratos de gestão com o poder público para a formação de parceria na fomento e execução de determinadas atividades.

4 (FCC) - A ANATEL - Agência Nacional de Telecomunicações, sendo autarquia de regime especial, 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaApode prover seus cargos independentemente de concurso público.
Resposta incorrectaBé subordinada hierarquicamente ao Ministério das Comunicações.
Resposta correctaCtem dirigentes com mandato fixo e estabilidade.
Resposta incorrectaDé dispensada da realização de licitação para contratar obras e serviços e para alienar bens móveis.
Resposta incorrectaEnão se submete à fiscalização pelo Tribunal de Contas da União.

5 (FCC) - Dentre outros aspectos, diz-se que o Terceiro Setor é composto 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaApor entidades privadas, com ou sem intuito de lucro, com finalidades educacionais, comerciais, sindicais, político-partidárias e assemelhadas.
Resposta incorrectaBpor todos os órgãos que representam a Administração Pública indireta, especialmente as autarquias, sociedades de economia mista, empresas e fundações públicas
Resposta incorrectaCpelas agências reguladores e executivas em parce-ria com as empresas privatizadas de determinado grupo, sujeitas à fiscalização do Poder Público.
Resposta correctaDpor organizações de natureza privada, sem objetivo de lucro, dedicadas à consecução de objetivos sociais ou públicos, embora não seja integrante da Administração Pública.
Resposta incorrectaEpelo Estado (Poder Público), com a colaboração do Mercado em geral, das sociedades, associações civis e fundações com finalidades estabelecidas em lei.

6 (FCC) - São características das agências reguladoras criadas no direito brasileiro: 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaAproibição de cumprimento de 'quarentena'; instituição de mecanismos de autonomia de gestão administrativa e patrimonial; previsão de mandato dos dirigentes.
Resposta correctaBexistência da 'quarentena'; implantação de mecanismos de autonomia de gestão econômico- financeira; previsão de mandato de seus dirigentes.
Resposta incorrectaCatribuição de poder normativo; discricionariedade técnica; inexistência de controle político pelo Legislativo; participação popular na elaboração dos atos regulatórios.
Resposta incorrectaDdiscricionariedade técnica; participação do Legislativo na escolha dos dirigentes; não submissão das atividades-meio ao controle pelo Tribunal de Contas.
Resposta incorrectaEvitaliciedade dos dirigentes; adoção do regime celetista para os servidores; atribuição de poder de polícia.

7 (FCC) - As organizações sociais 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaAcompõem o aparelho do Estado, podendo tanto integrar a Administração Direta quanto assumir a forma de autarquias de regime especial.
Resposta correctaBdevem firmar contratos de gestão com o setor público e as contratações por elas realizadas submetem-se ao procedimento licitatório previsto na Lei no 8.666/93.
Resposta incorrectaCrepresentam forma de regulação das atividades da iniciativa privada.
Resposta incorrectaDforam criadas no direito brasileiro como integrantes do setor público não-estatal, para atuação em áreas específicas apontadas pelo legislador.
Resposta incorrectaEintegram a Administração Indireta do Estado.

8 (FCC)(Procurador do Estado de Pernambuco/2004) - As organizações sociais, disciplinadas pela Lei no 9.637/98 na esfera federal são aquelas assim declaradas como pessoas jurídicas de direito 
Resposta incorrecta 

Resposta correctaAprivado, sem fins lucrativos, que celebram contrato de gestão com o Poder Público para obtenção de recursos orçamentários e desenvolvem serviços sociais não exclusivos do Estado, podendo estar dispensadas de licitar no decorrer do exercício de suas atividades.
Resposta incorrectaBpúblico ou privado, destinatárias de fomento do Poder Público para desenvolvimento de serviços públicos ou atividades sociais, que se submetem a regime jurídico de direito público ou privado, conforme, respectivamente, devam ou não licitar.
Resposta incorrectaCpúblico ou privado, prestadoras de serviço público, que se submetem integralmente ao regime de direito público.
Resposta incorrectaDprivado, com fins lucrativos, que desempenham serviços públicos não exclusivos do Estado e submetem-se a regime jurídico de direito privado.
Resposta incorrectaEprivado, com ou sem fins lucrativos, que recebem incentivos materiais e financeiros do Poder Público para desenvolvimento de atividade social e que, portanto, submetem-se integralmente à obrigação legal de licitar no decorrer de suas atividades.

9 (CESGRANRIO)privado, com ou sem fins lucrativos, que recebem incentivos materiais e financeiros do Poder Público para desenvolvimento de atividade social e que, portanto, submetem-se integralmente à obrigação legal de licitar no decorrer de suas atividades. 
Resposta incorrecta 

Resposta incorrectaAinvestidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, devidamente verificada em inspeção médica.
Resposta correctaBreinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
Resposta incorrectaCaproveitamento do servidor estável em outro cargo de vencimentos e responsabilidade compatíveis com o anteriormente ocupado, em decorrência da declaração de desnecessidade do cargo efetivo e conseqüente disponibilidade.
Resposta incorrectaDreingresso de servidor aposentado no serviço público, quando insubsistentes os motivos determinantes de sua aposentadoria por invalidez, verificados em inspeção médica oficial ou por solicitação voluntária do aposentado, a critério da administração.
Resposta incorrectaEretorno do servidor estável ao cargo por ele anteriormente ocupado, em decorrência de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo.

10 (CESGRANRIO) Sobre a greve no serviço público, tem-se que: 
Resposta incorrecta 

Resposta correctaAno caso em que a autarquia for citada em causa cujo objeto seja a indenização por interrupção, total ou parcial, da prestação dos serviços desenvolvidos pela Administração Pública Federal, em decorrência de movimento de paralisação, será obrigatória a denunciação à lide dos servidores que tiverem concorrido para o dano.
Resposta incorrectaBaté que seja editada lei que defina os termos e limites do exercício do direito de greve no âmbito da Administração Pública, as faltas decorrentes de participação de servidor publico federal, sujeito ao Regime Jurídico Único da Lei no 8.112/90, em movimento de paralisação de serviços públicos, poderão ser objeto de compensação, conforme previsto no Decreto no 1.480/95.
Resposta incorrectaCaté que seja editada lei que defina os termos e limites do exercício do direito de greve no âmbito da Administração Pública, as faltas decorrentes de participação de servidor publico federal, sujeito ao Regime Jurídico Único da Lei no 8.112/90, em movimento de paralisação de serviços públicos, poderão ser objeto de cômputo para fins de contagem de tempo de serviço, conforme previsto no Decreto no 1.480/95.
Resposta incorrectaDsegundo a jurisprudência dominante do Tribunal Superior do Trabalho, é possível a greve dos servidores públicos celetistas e, portanto, poder-se-lhes-ia aplicar o seguinte preceito legal: “Frustrada a negociação ou verificada a impossibilidade de recurso via arbitral, é facultada a cessação coletiva do trabalho” (art.3o da Lei no 7783/89).
Resposta incorrectaEapós o advento da Emenda Constitucional no 19, de 04.06.1998, a Constituição passou a exigir a promulgação de lei complementar para regular o exercício de greve pelo servidor público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário