![]() | A | ![]() | Classificar a proposta, desde que o edital permita preço baseado nas ofertas das demais licitantes |
![]() | B | ![]() | Classificar a proposta, visto que se trata da proposta mais vantajosa para a Administração Pública; |
![]() | C | ![]() | Inabilitar a licitante, por ter apresentado preço inexequível |
![]() | D | ![]() | Desclassificar a proposta, por ferir os princípios da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório; |
2 A impropriamente chamada coisa julgada administrativa identifica-se, na verdade:
![]() | A | ![]() | A um efeito semelhante ao da preclusão; |
![]() | B | ![]() | Como um ato irretratável em relação à Administração; |
![]() | C | ![]() | Como resultado da definitividade da decisão tomada pela Administração; |
![]() | D | ![]() | Todas as alternativas estão corretas; |
3 O figurino estabelecido pela legislação aplicável à Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso permite a análise das conclusões abaixo indicadas. Assinale a alternativa correta:
![]() | A | ![]() | É defeso ao Procurador do Estado o exercício da advocacia fora de suas atribuições institucionais, salvo se em causa própria; |
![]() | B | ![]() | Cabe à Procuradoria-Geral do Estado a representação extrajudicial do Estado de Mato Grosso; |
![]() | C | ![]() | Compete à Procuradoria-Geral do Estado apenas a cobrança dos créditos tributários definidos em lei; |
![]() | D | ![]() | Excepcionalmente, poderá o Procurador do Estado atuar na assistência judiciária, desde que designado pelo Conselho Superior da PGE; |
4 O Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado de Mato Grosso, aos termos da lei, deve ser considerado:
![]() | A | ![]() | Bem dominical do Estado de mato Grosso; |
![]() | B | ![]() | Bem público de uso comum do povo; |
![]() | C | ![]() | Bem público de uso especial; |
![]() | D | ![]() | Bem público de natureza mista; |
5 São bens da União, dentre outros:
![]() | A | ![]() | Todas as ilhas fluviais existentes; |
![]() | B | ![]() | Todos os rios limítrofes de municípios; |
![]() | C | ![]() | O mar territorial; |
![]() | D | ![]() | Os recursos minerais, exceto os do subsolo; |
6 Sobre o regime de remuneração por subsídio instituído pela Emenda à Constituição da República nº. 19/98, assinale a afirmativa FALSA:
![]() | A | ![]() | O subsídio é irredutível; |
![]() | B | ![]() | O subsídio somente pode ser alterado ou fixado por lei específica; |
![]() | C | ![]() | O subsídio não pode exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal; |
![]() | D | ![]() | Tal regime não se aplica a policiais civis; |
7 Sobre títulos de crédito, qual a consequência que pode ser gerada ao banco que, por negligência de seus prepostos, enviou indevidamente o nome de um correntista ao Banco Central e à Serasa, por emissão de cheque sem fundo, sem qualquer razão?
![]() | A | ![]() | Evidencia culpa 'in vigilando', pela qual poderá o banco ser responsabilizado civilmente por dano material e moral. |
![]() | B | ![]() | Não poderá o banco ser responsabilizado pois tal equívoco faz parte do contrato de risco que os clientes assinam com o banco. |
![]() | C | ![]() | A responsabilidade não será do banco, mas sim do empregado do banco que encaminhou equivocadamente o nome do correntista ao Banco Central e à Serasa. |
![]() | D | ![]() | As normas que regulamentam o comércio bancário determinam que, neste caso, seja o gerente responsabilizado, após inquérito, com a perda do cargo. Assim, tendo sido punida a pessoa que procedeu de forma irregular, não caberá ao banco qualquer responsabilidade civil ou penal. |
8 Correlacione as infrações disciplinares com as penalidades a ela aplicáveis e assinale a opção correta, considerando os artigos 117 e 132 da Lei n. 8.112/90. (1) Demissão com incompatibilidade para nova investidura pelo prazo de cinco anos. (2) Demissão com proibição de retorno ao serviço público federal. ( ) Crime contra a Administração Pública. ( ) Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da função pública. ( ) Improbidade administrativa. ( ) Corrupção. ( ) Atuar junto às repartições públicas como procurador de terceiros sem qualquer grau de parentesco.
![]() | A | ![]() | 2/2/1/1/2 |
![]() | B | ![]() | 1/2/1/2/1 |
![]() | C | ![]() | 2/1/1/2/2 |
![]() | D | ![]() | 2/1/2/2/1 |
9 Considerando os atos administrativos, analise os itens a seguir:
I. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe ao Poder Judiciário apreciar o mérito dos atos administrativos, e que a análise de sua discricionariedade é possível para a verificação de sua regularidade em relação à forma, objeto e finalidade;
II. Não se aplica a Teoria dos Motivos Determinantes aos atos discricionários;
III. A Administração pode revogar seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, respeitados os direitos adquiridos;
IV. Uma vez anulado o ato pela própria Administração, cessa imediatamente sua operatividade, não obstante possa o interessado pleitear judicialmente o restabelecimento da situação anterior;
V. O ato administrativo pode ser extinto pela caducidade, a qual ocorre porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de poder continuar desfrutando da situação jurídica. A quantidade de itens corretos é igual a:
![]() | A | ![]() | 1 |
![]() | B | ![]() | 2 |
![]() | C | ![]() | 3 |
![]() | D | ![]() | 4 |
10 A Lei do Zoneamento do Município de São Paulo exige recuos de frente e lateral para as construções residenciais em zonas estritamente residenciais. Esta exigência caracteriza-se como:
![]() | A | ![]() | servidão administrativa sem indenização. |
![]() | B | ![]() | limitação administrativa. |
![]() | C | ![]() | desapropriação |
![]() | D | ![]() | servidão predial com indenização. |
11 Agentes Políticos são:
![]() | A | ![]() | Os funcionários públicos; |
![]() | B | ![]() | Os Deputados; |
![]() | C | ![]() | Os Juizes; |
![]() | D | ![]() | Os membros do Poder; |
12 Configurada situação de iminente perigo público, em decorrência de enchentes incontroláveis, o agente público encarregado da defesa civil do município constata a imperiosa necessidade de utilização de um avião de propriedade um particular, para o transporte de remédios visando ao atendimento da população atingida pela cheia. O dispositivo constitucional que dá cobertura jurídica ao uso da propriedade privada nessas circunstâncias, consubstancia o instituto da:
![]() | A | ![]() | Função social da propriedade; |
![]() | B | ![]() | Servidão |
![]() | C | ![]() | Requisição; |
![]() | D | ![]() | Prevalência do interesse público sobre o particular; |
13 Em face das disposições constitucionais relativas à administração pública, consideradas as alterações decorrentes da EC nº 19 de 04.06.98 e da EC nº 20 de 15.12.98, indicar a alternativa correta:
![]() | A | ![]() | Tendo determinado servidor federal causado, em razão de negligência, dano ao patrimônio do ente público em que trabalha, o ente terá o prazo de cinco anos, a contar do ato, para ajuizar ação de ressarcimento, sob pena de prescrição; |
![]() | B | ![]() | Se o empregado é auxiliar de serviços gerais no Banco Serra S/A, sociedade de economia mista federal, poderá, simultaneamente, ocupar o cargo de professor de uma universidade federal, desde que haja compatibilidade de horários; |
![]() | C | ![]() | Sendo Pablo espanhol nato, não poderá ser investido em cargo no serviço público brasileiro; |
![]() | D | ![]() | Segundo a Constituição Federal, os quadros da administração podem conter cargos em comissão e funções de confiança, sendo que aqueles são de livre nomeação e exoneração, nos termos da lei, ao passo que estas podem ser exercidas por servidores ocupantes de cargos efetivos; tanto os cargos em comissão quanto as funções de confiança apenas podem destinar-se às atribuições de direção, chefia e assessoramento; |
14 O controle externo da Administração Pública, no concernente à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, que é previsto na Constituição a cargo do Congresso Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas da União:
![]() | A | ![]() | É restrito aos órgãos da Administração Direta; |
![]() | B | ![]() | É restrito aos órgãos e autarquias; |
![]() | C | ![]() | Abrange órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta; |
![]() | D | ![]() | Não abrange as empresas públicas; |
15 Dado caber aos Ministérios aprovar os balanços, balancetes e relatórios das autarquias federais, é correto dizer que:
![]() | A | ![]() | Os ministros têm supervisão hierárquica sobre as autarquias; |
![]() | B | ![]() | Tal proceder decorre do poder de supervisão ministerial, para assegurar o cumprimento dos objetivos fixados nas leis que as criaram; |
![]() | C | ![]() | As autarquias fazem parte da Administração Direta Federal; |
![]() | D | ![]() | As autarquias são pessoas jurídicas de direito público com responsabilidade, perante terceiros, subsidiária ao Estados; |
16 A inadimplência de concessionária de serviço público, ensejadora de declaração da caducidade da concessão outorgada nos termos da Lei no 8987, de 13 de fevereiro de 1995, apura-se mediante:
![]() | A | ![]() | Processo administrativo; |
![]() | B | ![]() | Processo administrativo ou averiguação sumária; |
![]() | C | ![]() | Averiguação sumária ou ação judicial; |
![]() | D | ![]() | Ação judicial; |
17 A respeito da licitação na modalidade pregão, é correto afirmar que:
![]() | A | ![]() | não se destina à escolha de bens e serviços comuns. |
![]() | B | ![]() | examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade. |
![]() | C | ![]() | a autoridade pública deve exigir dos ofertantes garantia da proposta. |
![]() | D | ![]() | não é possível a interposição de recurso na esfera administrativa contra o resultado do pregão. |
18 No que se refere aos atos de improbidade administrativa é correto afirmar:
![]() | A | ![]() | retardar, ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, não configura ato de improbidade administrativa. |
![]() | B | ![]() | para caracterização de qualquer ato de improbidade administrativa é indispensável que tenha havido dano ao patrimônio público. |
![]() | C | ![]() | o sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não está sujeito às cominações da Lei de Improbidade. |
![]() | D | ![]() | as condutas descritas na Lei nº 8.429/92 como caracterizadoras de improbidade administrativa têm caráter meramente exemplificativo. |
19 Quando o Poder Público não providencia as desapropriações necessárias para a execução de serviço público contratado com o particular, dando ensejo a este do desprovimento do contrato, resta configurado:
![]() | A | ![]() | fato da administração; |
![]() | B | ![]() | fato do príncipe; |
![]() | C | ![]() | caso fortuito; |
![]() | D | ![]() | força maior; |
20 Os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade para cujo custeio o erário concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, sujeitam seus autores às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92):
![]() | A | ![]() | apenas se os atos também configurarem infração penal; |
![]() | B | ![]() | sem qualquer limitação; |
![]() | C | ![]() | apenas quanto ao ressarcimento dos danos; |
![]() | D | ![]() | limitada a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos; |
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