Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

domingo, 21 de outubro de 2012

SIMULADO / COMISSÃO DE LICITAÇÃO

1 Em um procedimento de licitação, licitante habilitada apresenta sua proposta comercial com o seguinte preço: '50% a menos do que o de menor preço apresentado por qualquer licitante'. A Comissão de Licitação deve: 

Wrong answerAClassificar a proposta, desde que o edital permita preço baseado nas ofertas das demais licitantes
Wrong answerBClassificar a proposta, visto que se trata da proposta mais vantajosa para a Administração Pública;
Wrong answerCInabilitar a licitante, por ter apresentado preço inexequível
Correct answerDDesclassificar a proposta, por ferir os princípios da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório;

2 A impropriamente chamada coisa julgada administrativa identifica-se, na verdade: 

Wrong answerAA um efeito semelhante ao da preclusão;
Wrong answerBComo um ato irretratável em relação à Administração;
Wrong answerCComo resultado da definitividade da decisão tomada pela Administração;
Correct answerDTodas as alternativas estão corretas;

3 O figurino estabelecido pela legislação aplicável à Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso permite a análise das conclusões abaixo indicadas. Assinale a alternativa correta: 

Wrong answerAÉ defeso ao Procurador do Estado o exercício da advocacia fora de suas atribuições institucionais, salvo se em causa própria;
Correct answerBCabe à Procuradoria-Geral do Estado a representação extrajudicial do Estado de Mato Grosso;
Wrong answerCCompete à Procuradoria-Geral do Estado apenas a cobrança dos créditos tributários definidos em lei;
Wrong answerDExcepcionalmente, poderá o Procurador do Estado atuar na assistência judiciária, desde que designado pelo Conselho Superior da PGE;

4 O Palácio Paiaguás, sede do Governo do Estado de Mato Grosso, aos termos da lei, deve ser considerado: 

Wrong answerABem dominical do Estado de mato Grosso;
Wrong answerBBem público de uso comum do povo;
Correct answerCBem público de uso especial;
Wrong answerDBem público de natureza mista;

5 São bens da União, dentre outros: 

Wrong answerATodas as ilhas fluviais existentes;
Wrong answerBTodos os rios limítrofes de municípios;
Correct answerCO mar territorial;
Wrong answerDOs recursos minerais, exceto os do subsolo;

6 Sobre o regime de remuneração por subsídio instituído pela Emenda à Constituição da República nº. 19/98, assinale a afirmativa FALSA: 

Wrong answerAO subsídio é irredutível;
Wrong answerBO subsídio somente pode ser alterado ou fixado por lei específica;
Wrong answerCO subsídio não pode exceder o subsídio mensal, em espécie, dos Ministros do Supremo Tribunal Federal;
Correct answerDTal regime não se aplica a policiais civis;

7 Sobre títulos de crédito, qual a consequência que pode ser gerada ao banco que, por negligência de seus prepostos, enviou indevidamente o nome de um correntista ao Banco Central e à Serasa, por emissão de cheque sem fundo, sem qualquer razão? 

Correct answerAEvidencia culpa 'in vigilando', pela qual poderá o banco ser responsabilizado civilmente por dano material e moral.
Wrong answerBNão poderá o banco ser responsabilizado pois tal equívoco faz parte do contrato de risco que os clientes assinam com o banco.
Wrong answerCA responsabilidade não será do banco, mas sim do empregado do banco que encaminhou equivocadamente o nome do correntista ao Banco Central e à Serasa.
Wrong answerDAs normas que regulamentam o comércio bancário determinam que, neste caso, seja o gerente responsabilizado, após inquérito, com a perda do cargo. Assim, tendo sido punida a pessoa que procedeu de forma irregular, não caberá ao banco qualquer responsabilidade civil ou penal.

8 Correlacione as infrações disciplinares com as penalidades a ela aplicáveis e assinale a opção correta, considerando os artigos 117 e 132 da Lei n. 8.112/90. (1) Demissão com incompatibilidade para nova investidura pelo prazo de cinco anos. (2) Demissão com proibição de retorno ao serviço público federal. ( ) Crime contra a Administração Pública. ( ) Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal em detrimento da dignidade da função pública. ( ) Improbidade administrativa. ( ) Corrupção. ( ) Atuar junto às repartições públicas como procurador de terceiros sem qualquer grau de parentesco. 

Wrong answerA2/2/1/1/2
Wrong answerB1/2/1/2/1
Wrong answerC2/1/1/2/2
Correct answerD2/1/2/2/1

9 Considerando os atos administrativos, analise os itens a seguir: 
I. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que cabe ao Poder Judiciário apreciar o mérito dos atos administrativos, e que a análise de sua discricionariedade é possível para a verificação de sua regularidade em relação à forma, objeto e finalidade; 
II. Não se aplica a Teoria dos Motivos Determinantes aos atos discricionários; 
III. A Administração pode revogar seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos, respeitados os direitos adquiridos; 
IV. Uma vez anulado o ato pela própria Administração, cessa imediatamente sua operatividade, não obstante possa o interessado pleitear judicialmente o restabelecimento da situação anterior; 
V. O ato administrativo pode ser extinto pela caducidade, a qual ocorre porque o destinatário descumpriu condições que deveriam permanecer atendidas a fim de poder continuar desfrutando da situação jurídica. A quantidade de itens corretos é igual a: 

Correct answerA1
Wrong answerB2
Wrong answerC3
Wrong answerD4

10 A Lei do Zoneamento do Município de São Paulo exige recuos de frente e lateral para as construções residenciais em zonas estritamente residenciais. Esta exigência caracteriza-se como: 

Wrong answerAservidão administrativa sem indenização.
Correct answerBlimitação administrativa.
Wrong answerCdesapropriação
Wrong answerDservidão predial com indenização.

11 Agentes Políticos são: 

Wrong answerAOs funcionários públicos;
Wrong answerBOs Deputados;
Wrong answerCOs Juizes;
Correct answerDOs membros do Poder;

12 Configurada situação de iminente perigo público, em decorrência de enchentes incontroláveis, o agente público encarregado da defesa civil do município constata a imperiosa necessidade de utilização de um avião de propriedade um particular, para o transporte de remédios visando ao atendimento da população atingida pela cheia. O dispositivo constitucional que dá cobertura jurídica ao uso da propriedade privada nessas circunstâncias, consubstancia o instituto da: 

Wrong answerAFunção social da propriedade;
Wrong answerBServidão
Correct answerCRequisição;
Wrong answerDPrevalência do interesse público sobre o particular;

13 Em face das disposições constitucionais relativas à administração pública, consideradas as alterações decorrentes da EC nº 19 de 04.06.98 e da EC nº 20 de 15.12.98, indicar a alternativa correta: 

Wrong answerATendo determinado servidor federal causado, em razão de negligência, dano ao patrimônio do ente público em que trabalha, o ente terá o prazo de cinco anos, a contar do ato, para ajuizar ação de ressarcimento, sob pena de prescrição;
Wrong answerBSe o empregado é auxiliar de serviços gerais no Banco Serra S/A, sociedade de economia mista federal, poderá, simultaneamente, ocupar o cargo de professor de uma universidade federal, desde que haja compatibilidade de horários;
Wrong answerCSendo Pablo espanhol nato, não poderá ser investido em cargo no serviço público brasileiro;
Correct answerDSegundo a Constituição Federal, os quadros da administração podem conter cargos em comissão e funções de confiança, sendo que aqueles são de livre nomeação e exoneração, nos termos da lei, ao passo que estas podem ser exercidas por servidores ocupantes de cargos efetivos; tanto os cargos em comissão quanto as funções de confiança apenas podem destinar-se às atribuições de direção, chefia e assessoramento;

14 O controle externo da Administração Pública, no concernente à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, que é previsto na Constituição a cargo do Congresso Nacional com o auxílio do Tribunal de Contas da União:  

Wrong answerAÉ restrito aos órgãos da Administração Direta;
Wrong answerBÉ restrito aos órgãos e autarquias;
Correct answerCAbrange órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta;
Wrong answerDNão abrange as empresas públicas;

15 Dado caber aos Ministérios aprovar os balanços, balancetes e relatórios das autarquias federais, é correto dizer que: 

Wrong answerAOs ministros têm supervisão hierárquica sobre as autarquias;
Correct answerBTal proceder decorre do poder de supervisão ministerial, para assegurar o cumprimento dos objetivos fixados nas leis que as criaram;
Wrong answerCAs autarquias fazem parte da Administração Direta Federal;
Wrong answerDAs autarquias são pessoas jurídicas de direito público com responsabilidade, perante terceiros, subsidiária ao Estados;

16 A inadimplência de concessionária de serviço público, ensejadora de declaração da caducidade da concessão outorgada nos termos da Lei no 8987, de 13 de fevereiro de 1995, apura-se mediante: 

Correct answerAProcesso administrativo;
Wrong answerBProcesso administrativo ou averiguação sumária;
Wrong answerCAveriguação sumária ou ação judicial;
Wrong answerDAção judicial;

17 A respeito da licitação na modalidade pregão, é correto afirmar que: 

Wrong answerAnão se destina à escolha de bens e serviços comuns.
Correct answerBexaminada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da sua aceitabilidade.
Wrong answerCa autoridade pública deve exigir dos ofertantes garantia da proposta.
Wrong answerDnão é possível a interposição de recurso na esfera administrativa contra o resultado do pregão.

18 No que se refere aos atos de improbidade administrativa é correto afirmar: 

Wrong answerAretardar, ou deixar de praticar indevidamente ato de ofício, não configura ato de improbidade administrativa.
Wrong answerBpara caracterização de qualquer ato de improbidade administrativa é indispensável que tenha havido dano ao patrimônio público.
Wrong answerCo sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente não está sujeito às cominações da Lei de Improbidade.
Correct answerDas condutas descritas na Lei nº 8.429/92 como caracterizadoras de improbidade administrativa têm caráter meramente exemplificativo.

19 Quando o Poder Público não providencia as desapropriações necessárias para a execução de serviço público contratado com o particular, dando ensejo a este do desprovimento do contrato, resta configurado: 

Correct answerAfato da administração;
Wrong answerBfato do príncipe;
Wrong answerCcaso fortuito;
Wrong answerDforça maior;

20 Os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade para cujo custeio o erário concorra com menos de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, sujeitam seus autores às penalidades previstas na Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 8.429/92): 

Wrong answerAapenas se os atos também configurarem infração penal;
Wrong answerBsem qualquer limitação;
Wrong answerCapenas quanto ao ressarcimento dos danos;
Correct answerDlimitada a sanção patrimonial à repercussão do ilícito sobre a contribuição dos cofres públicos;

Nenhum comentário:

Postar um comentário