TWITTE
Twitter (pronuncia-se: [ˈtwɪtər],
sendo: [ˈtwɪɾɚ], vagamente "tuêro(r)", dominante em inglês estadunidense) é uma rede social e servidor para
enviar
e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"),
por meio do website do serviço, por SMS e
por softwares específicos de
gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e
também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para
recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem por meio do site do
Twitter, por RSS,
por SMS ou programa especializado para
gerenciamento.
O serviço é gratuito pela internet,
entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora
telefônica.
O twitter foi
criado em 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass nos EUA. A ideia inicial dos
fundadores era que o Twitter fosse uma espécie de "SMS da internet"
com a limitação de caracteres de uma mensagem de celular. Inicialmente chamada
Twttr (sem vogais), o nome da rede social, em inglês, significa gorjear. A ideia é que o usuário da rede social
está "piando" pela internet. Desde sua criação, o Twitter
ganhou extensa notabilidade e popularidade por todo mundo. Algumas vezes é
descrito como o "SMS
da Internet". Dick
Costolo é o CEO da
empresa e Jack
Dorsey é o Chairman.
No dia 12 de setembro de 2013, por meio do perfil da
empresa no próprio Twitter, foi informado que ela havia enviado à SEC (CVM dos EUA) documentos confidenciais
para sua abertura de capital na Bolsa de Valores, operação também conhecida
como IPO
(Oferta
Pública Inicial, em inglês). No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter
fez sua estreia na Bolsa de Nova York. Todas as 70 milhões de ações colocadas
no mercado foram vendidas. Seu valor chegou a subir até 90% de alta em relação
ao valor estipulado inicialmente na abertura do pregão. Na ocasião, a
empresa captou US$1,82 bilhão no mercado e foi avaliada em US$24,57 bilhões.
- 2 Estimativas
de usuários
- 3 Conectividade
com outras redes sociais
- 4 Usos e
manifestações sociais
- 5 Twitter
na lusofonia
- 6 Controvérsias
O retweet é uma função do Twitter que consiste em replicar
uma determinada mensagem de um usuário para a lista de seguidores, dando
crédito a seu autor original. Na
página de início do site existe um botão chamado retwittear, que faz o envio automático da mensagem para todos seguidores
da pessoa.
Antigamente, os usuários realizavam isto de forma manual,
acrescentando um RT ao lado da @alcunha de
quem escreveu. Quando um texto é "retweetado", o
termo "RT" aparece em negrito no início da mensagem.
TWITTER LIST
Twitter List ou Lista do Twetter
é um recurso disponível no Twitter que permite ao usuário criar listas
compartilháveis de usuários. O que dinamiza a leitura dos tweets já que se
torna possível ler o conteúdo postado por grupos de seguidores.
TRENDING TOPICS
Os Trending Topics (TTs) ou Assuntos do Momento são uma lista em tempo real das frases mais
publicadas no Twitter pelo mundo todo. Valem para essa lista os marcadores,
também conhecidos por hashtags, (#) e nomes próprios.
O recurso de Trending Topics usa
por padrão a abrangência total, mas também é possível filtrar por países como Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha, Reino Unido e
outros, ou cidades como Londres, Los Angeles, Miami, Nova Iorque, Rio de
Janeiro, São Paulo e outras.
API
Várias empresas têm voltado suas atividades para o
desenvolvimento de aplicações para o Twitter, proporcionando aos usuários
maneiras e interfaces alternativas para a utilização do microblog. Sorteios,
promoções, e até mesmo uma análise mais aprofundada da opinião dos usuários a
respeito da sua marca ou serviço já pode ser feita através de APIs desenvolvidas.
Um fator que influência na alta taxa de empresas com seu desenvolvimento
voltado ao Twitter é a documentação que é fornecida pela equipe de desenvolvedores
do serviço.
ESTIMATIVAS DE USUÁRIOS
A estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas
independentes já que a empresa não
informa oficialmente número de contas ativas. Em novembro de 2008,
Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuía entre 4 a 5 milhões de
usuários. Já em maio de 2009,
outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários. Um
estudo da Universidade de Harvard concluiu que
apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.
Em Fevereiro de 2009 o blog "Compete.com"
elegeu o Twitter em terceiro lugar como rede social mais
usada (Face book em primeiro lugar, seguido do MySpace).
Posteriormente, em 14 de Setembro de 2010, o Twitter
divulgou em seu próprio site o número total de usuários registrados: 175
milhões.
Conectividade com outras redes sociais
O Twitter permite um excelente intercâmbio de informações
com diversas redes sociais, entre elas o Facebook, em
que é possível com que tudo que o usuário poste no Twitter seja postado em sua
conta do Facebook também e vice-versa, o Formspring.me e
o Skoob,
que permitem que o usuário envie mensagens pré-programadas para o Twitter
através deles, e o Tumblr que
dá a opção de que o usuário escolha a mensagem que será enviada para o Twitter.
Com a criação do Twitter também surgiram diversas redes sociais
dependentes dele que permitiam o envio de fotos e vídeos, como o Twitpic e
o Twitvid. Outros, como o TwitDraw, permitiam que o usuário
começasse um desenho e seus seguidores o completassem, e o Fun140 e LOLquiz que hospedam testes
cujo resultado é enviado diretamente para o Twitter.
Usos e manifestações sociais
Em Março de 2009, o
Twitter foi uma das principais ferramentas de divulgação do Pillow Fight Day -
uma guerra pública de travesseiros acontecida em várias cidades do mundo. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Santos, Fortaleza, Araraquara, Belém, Belo Horizonte, Bragança Paulista, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Guarulhos, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Maria, São João Del Rei,
Se destacou na mídia o uso do Twitter durante as manifestações
políticas ocorridas na Moldávia em
reação ao resultado das eleições legislativas no início de 2009. A
ferramenta também esteve presente no debate político e na movimentação da
oposição durante a Eleição presidencial do Irã em 2009 .
Durante o Apagão elétrico de 2009, as primeiras
informações das regiões atingidas pelo blecaute foi
fornecida através dos usuários do Twitter, através de postagens via celular, e
lida por emissoras de rádio que faziam plantão naquele momento.
Em janeiro de 2010 foi
realizada a primeira conexão e acesso pessoal à Internet de
origem espacial, utilizando o Twitter. O astronauta Timothy Creamer,
escreveu "Hello Twitterverse" no serviço de
microblogging, através do endereço do Twitterhttp://twitter.com/astro_tj.
Devido ao sucesso do Twitter, um grande número de serviços
semelhantes foram lançados. Alguns são disponibilizados em países específicos,
outros unem outras funções, como a partilha de arquivos que era oferecido
pelo Pownce.
PUBLICIDADE
O Twitter também tem sido constantemente
utilizado por grandes empresas para
a divulgação de suas marcas,
através de constantes atualizações, sempre ligando o "consumidor"
a uma página onde possa encontrar mais informações sobre o serviço ou produto oferecido.
Além disso, o Twitter tem se mostrado um ótimo instrumento para o fortalecimento
das marcas no ambiente virtual, pois agrega seguidores que recebem as
atualizações enviadas pelas empresas, porém ainda é uma ferramenta que deve ser
melhor explorada para esse fim.
No artigo publicado em 14 de abril de 2009,
no The New York Times, a jornalista Claire
Cain Miller afirmou que a utilidade mais produtiva do Twitter tem sido para
aquelas empresas que desejam ouvir os clientes e
oferecer reações imediatas às opiniões deles. ADell,
por exemplo, percebeu que os clientes estavam reclamando de que o apóstrofo e
as teclas de retorno estavam próximas demais no laptop Dell
Mini 9. O problema foi reparado. Na Starbucks, os
clientes costumavam reclamar deixando notas em uma caixa de sugestões. Agora,
eles podem também enviar a reclamações ou sugestões via Twitter.
No Brasil, o
destaque da mídia para ações publicitárias no Twitter tem sido para a venda de
um apartamento realizada
pela construtora Tecnisa.
O perfil da empresa no Twitter foi criado em 20 de Fevereiro de 2008,
mas, somente em 13
de Julho de 2008,
começou a ser utilizado para uma divulgação. Tratava-se do lançamento do
Acquaplay, em Santos.
Em 23 de Fevereiro de 2009,
Romeo Bussarello, diretor de marketing da empresa chegou a afirmar:
"usamos para comunicar lançamentos e novidades (…) Tenho consciência de
que não vou vender um apartamento via Twitter." Porém, cerca de 4 meses
depois, a construtora concluiu a primeira venda por meio do Twitter. A promoção
realizada na rede social oferecia R$ 2.000,00 em vale-compras, além de armários
e cozinhas planejados, somente para as compras geradas por meio desta forma de
contato. A oferta levou o consumidor a efetivar a compra de uma unidade de três
suítes no empreendimento Verana, localizado no Alto da Lapa,
em São Paulo, ao custo de R$ 500 mil.
"Provavelmente este é o produto mais caro vendido
pelo Twitter no mundo. E, com certeza, é a primeira venda concretizada por uma
empresa do segmento da construção civil, utilizando redes sociais. Esta
conquista inédita fortalece nossa estratégia de divulgação on-line dos imóveis.
Afinal, conseguimos um excelente resultado com um baixo investimento",
afirmou Busarello.
A Google e
a Microsoft entraram
em um acordo com o Twitter para que os tweets postados diariamente pelos
milhões de usuários da rede
social, apareçam nos resultados dos buscadores, tanto da
Google, quanto da Microsoft, no caso o Bing. A
Google está pagando US$ 15 milhões e a Microsoft US$ 10 milhões e serão os
primeiros a fazer experiências com os dados coletados. A Yahoo também pode
vir a fazer parte desse acordo.
TWITTER NA LUSOFONIA
Segundo o grupo de pesquisa norte-americano Web
Ecology, a língua portuguesa é a segunda mais
utilizada pelo Twitter. Um estudo da Semiocast, no entanto, mostra que a
língua portuguesa é a terceira mais utilizada, atrás do inglês e
do japonês.
Em maio de 2011 Rosana Hermann lançou
um livro pela editora Panda Books, intitulado Um
passarinho me contou – Relatos de uma viciada em twitter. O livro é baseado
em histórias vividas por ela desde a sua entrada na rede social em abril de
2007.
Em junho de 2011, o
Twitter terminou de ser traduzido para o português e
os usuários ganharam a opção de usar a rede social nesta língua. A tradução foi
feita em conjunto com os usuários, que acessavam um painel onde havia cada uma
das frases a ser traduzidas, e outros usuários votavam nas melhores traduções.
PERFIL DO USUÁRIO BRASILEIRO
De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, a
maioria (61%) dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa
de 21 a 30 anos, solteiros, localizados principalmente nos estados de Minas Gerais,
do Paraná,
do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e
de São
Paulo. Na maior parte, são pessoas com ensino superior completo
e renda mensal compreendida entre R$ 1.000,00 e R$ 5.000,00.
Ainda segundo a pesquisa, esse público gasta cerca de 50h
semanais conectados à Internet.
Cerca de 60% dele é considerado formadores de opinião: possuem um blog;
conhecem a ferramenta através de amigos ou posts em
outros blogs.
Sobre o uso da ferramenta por empresas, a pesquisa informa
um cenário muito favorável.
A maioria (51%) dos usuários consultados disseram achar
interessantes os perfis corporativos, desde que sejam utilizados com
relevância. Aproximadamente 50% dos usuários nunca participaram de ações
promocionais. Ainda assim, consideram uma experiência interessante. Cerca de
30% já participaram de alguma ação publicitária e 70% seguem ou já seguiram
algum perfil corporativo.
Na pesquisa, foram consultados 3268 brasileiros por meio
do site da Bullet e o Migre.me, no período de 27 a 29 de abril de 2009.
CRÍTICAS AO TWITTER
Algumas empresas mundiais estão proibindo o uso do
Twitter, pois a limitação de 140 caracteres é supostamente prejudicial para um
jornalismo de qualidade.
Além disso, o escritor, roteirista, jornalista,
dramaturgo e vencedor de um prêmio Nobel de Literatura, José Saramago fez
uma dura crítica ao Twitter dizendo: "Os tais 140 caracteres refletem
algo que já conhecíamos: a tendência para o monossílabo como forma de
comunicação. De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido".
Invasão de crackers
Em agosto de 2009, o
Twitter foi alvo do primeiro ataque de crackers. Quem tentava acessar ou logar
no site, encontrou o site e sua conta sob o controle dos invasores, o que permaneceu
por duas horas até sair do ar.
Na madrugada do dia 18 de dezembro de 2009, ao
clicar no Twitter, o usuário era redirecionado para página com aviso de grupo
chamado "Exército Cibernético do Irã". O site saiu do ar por cerca de
uma hora, informa o portal da rede de TV norte-americana CNN.
Em seu blogue oficial, o Twitter disse que "os
registros DNS (sigla em inglês para Sistema de Nomes de Domínios, que é um
mecanismo que traduz o nome dos sites nos números que identificam as páginas)
ficaram temporariamente comprometidos, mas agora foram consertados". A
rede social não deu mais detalhes sobre o assunto.
Coincidência ou não o caso do Irã com twitter é antigo. O
Governo do Irã foi envolvido do caso, pois em junho de 2009,
através do twitter, ocorreram manifestantes contra a reeleição de Mahmud
Ahmadnejad, por conta das graves denúncias de fraude eleitoral,
provocando, inúmeras reações negativas internas e externas. O twitter foi
bloqueado diversas vezes no país.
Em 25 de março de 2010, a
Polícia anunciou a prisão no centro da França,
o "Hacker-croll", um pirata virtual que roubou as senhas
de vários famosos no Twitter, entre eles, o grupo musical britânico Duran
Duran,
o "presidente de uma grande empresa pública
francesa" e o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O
jovem de 25 anos foi detido após uma investigação conjunta entre autoridades da
França e dos Estados Unidos, diz o jornal Le Parisien. A prisão do jovem só foi
facilitada, após criar blogue no qual narrava o sucesso das invasões, não só no
Twitter, mas também em outras redes sociais como o Facebook e
em contas pessoais de e-mail.
Às vésperas de 7 de setembro de 2010,
hackers brasileiros aproveitaram uma falha de XSS para criar um worm que
se espalhava automaticamente através de um link. Clicando no link o usuário
enviava suas informações aos hackers que tratavam de manipular essas
informações e forçar o envio de uma mensagem contendo o mesmo link no Twitter
do usuário. As mensagens enviadas variaram desde morte a fotos sensuais de
artistas conhecidos.
Casos de suicídios
Em agosto de 2009, a
publicitária brasileira de ascendência japonesa Marisa Toma, mais conhecida
como Ematoma, de 33 anos foi encontrada morta dentro do apartamento
onde morava na cidade de São Paulo. Segundo investigações, Marisa Toma cometeu
suicídio, ao golpear faca no peito no apartamento na cidade de São Paulo.
Antes de se matar, deixou recado suicida no twitter que recebe nome ematoma, Não
deixou recado os motivos pelo suicídio, mas nas últimas semanas, ela estava
deprimida.
Era proprietária do site Objetos de Desejo. Depois
que a morte dela foi divulgada, o perfil @ematoma saiu do ar.
No dia 11 de fevereiro de 2010, o
famoso estilista britânico, que assumiu a homossexualidade, Alexander McQueen,
foi encontrado morto enforcado na residência em Londres. Segundo legistas, a
morte ocorreu na véspera, no dia 10 de fevereiro.
Uma semana antes, dia 2 de fevereiro, a
mãe do estilista, Joyce McQueen, morreu e avisou no dia seguinte através
do twitter: “Estou avisando todos os meus seguidores que minha mãe
morreu ontem, e que se ela não tivesse dado à luz, vocês também não me teriam.
Descanse em paz”, seguido de “Mas a vida deve seguir em
frente !!!!!!!!!!!!!!!”. Desde então, nunca conseguiu superar a
perda da mãe e entrou em depressão. No dia 7 de fevereiro,
postou no twitter: "noite de domingo, tem sido uma semana
terrível, mas meus amigos têm sido ótimos, agora preciso de alguma forma me
recompor." Desde então não saiu da residência e se matou três
dias depois. Após o anúncio da morte, o perfil do estilista do twitter foi
retirado do ar no mesmo dia.
Casos de preconceito
Na eleição presidencial no Brasil em 2010, a
candidata Dilma Roussef obteve uma média de
70% de votos na região nordeste do país.
Isso incentivou, logo após a divulgação dos resultados do
pleito em 31 de outubro de 2010,
uma série de mensagens preconceituosas contra nordestinos, considerados
"culpados" pelo sucesso da candidata (apesar de uma análise
criteriosa demonstrar que ela se elegeria mesmo sem os votos da região).
Um dos casos de mais destaque foi o de Mayara Petruso,
estudante de direito de São Paulo, que escreveu: "Nordestisto não
é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!". Diante
das denúncias e publicações da imprensa, no dia 3 de novembro a OAB de
Pernambuco entrou com notícia-crime no Ministério Público Federal em São Paulo
contra a autora das citadas mensagens. Mayara foi condenada, no dia 16 de maio
de 2012, a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão pela
juíza da 9ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
A pena, entretanto, foi convertida em multa de
500 reais e prestação de serviços comunitários, uma vez que Mayara não possuía
antecedentes criminais e já havia sofrido "forte punição moral".
No dia 4 de novembro, a ONG SaferNet entrou com mesmo
processo no MPF, identificando 1.037 perfis de usuários que postaram mensagens
preconceituosas contra nordestinos. Boa parte deles foi listada no tumblr "Diga
Não à Xenofobia". Os casos de preconceito no Twitter acabaram
repercutindo no exterior, com publicação de uma matéria no jornal The Telegraph, do
Reino Unido.
UberTwitter e Twidroyd
Em 18 de fevereiro de 2011, o
twitter suspendeu os aplicativos mobile UberTwitter e Twidroyd por
violarem as normas de privacidade e de marca registrada.
O twitter bloqueia centenas de aplicativos que violam as
políticas do site, mas para este caso, o twitter tomou uma atitude diferente ao
compartilhar esse fato com a mídia pois a suspensão afeta um grande número de
usuários. O UberTwitter se manifestou no seu twitter oficial dizendo ter
mudado algumas normas para voltar ao normal. Logo em seguida, o site e o
twitter da empresa passa a se chamar "UberSocial". Já a partir
de 21 de fevereiro de 2011 os
aplicativos voltaram ao normal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário