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quinta-feira, 17 de abril de 2014

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - PONTUAÇÃO COM EXERCÍCIOS E GABARITO

PONTUAÇÃO
Os sinais de pontuação são sinais gráficos empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.



PONTO ( . )
- indicar o final de uma frase declarativa: Lembro-me muito bem dele.
- separar períodos entre si: Fica comigo. Não vá embora.
- nas abreviaturas: Av.; V. Ex.ª
VÍRGULA ( , )
 É usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não formam
uma  unidade  sintática:  Lúcia,  esposa  de  João,  foi  a  ganhadora
única da Sena.

Podemos concluir que, quando há uma relação sintática entre  termos da oração, não se pode separá-los por meio de vírgula.
NÃO SE SEPARAM POR VÍRGULA
- predicado de sujeito;
- objeto de verbo;
- adjunto adnominal de nome;
- complemento nominal de nome;
- predicativo do objeto do objeto;
- oração principal da subordinada substantiva (desde que esta  não seja apositiva nem apareça na ordem inversa).



A VÍRGULA NO INTERIOR                              DA ORAÇÃO
É utilizada nas seguintes situações:
- separar o vocativo:
Maria, traga-me uma xícara de café;
 A educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.
-  separar  alguns  apostos:
Valdete,  minha  antiga  empregada,
esteve aqui ontem.
- separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado:
Chegando de viagem, procurarei por você;
As pessoas, muitas vezes, são falsas.

- separar elementos de uma enumeração:
Precisa-se de pedreiros, serventes, mestre-de-obras.
- isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo:
Amanhã,  ou  melhor,  depois  de  amanhã  podemos  nos  encontrar  para acertar a viagem.
- separar conjunções intercaladas:
Não havia, porém, motivo para tanta raiva.
- separar o complemento
pleonástico antecipado:

A mim, nada me importa.


- isolar o nome de lugar na
indicação de datas:
Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2011.
- separar termos coordenados assindéticos:
 “Lua, lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua...” (Caetano Veloso)
- marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo):
Ela prefere ler jornais e eu, revistas. (omissão do verbo preferir).



Termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o uso da vírgula:
Conversaram sobre futebol, religião e
política. Não se falavam nem se olhavam; Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou Ceará.
Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório:
Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à missa de sétimo dia.





A VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES
É utilizada nas seguintes situações:
- separar as orações subordinadas adjetivas explicativas:
Meu pai, de quem guardo amargas lembranças, mora no Rio de Janeiro.
- separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto as iniciadas pela conjunção “e”:
Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para o trabalho; Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.
HÁ TRÊS CASOS EM QUE SE USA A VÍRGULA ANTES DA CONJUNÇÃO:
- quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes:
Os ricos estão cada vez mais ricos, e os pobres, cada vez mais pobres.
- quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar  ênfase (polissíndeto):
E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.
- quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja  da adição (adversidade, consequência, por exemplo):
Coitada! Estudou muito, e ainda assim não foi aprovada.
- separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas), principalmente se estiverem antepostas à oração principal:
“No momento em que o tigre se lançava, curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho.” (O selvagem – Alencar, J)
- separar as orações intercaladas:
“- Senhor, disse o velho, tenho grandes contentamentos em a estar plantando...”.
Essas orações poderão ter suas vírgulas substituídas por duplo travessão:
“Senhor - disse o velho – tenho grandes contentamentos em a estar
plantando...”
- separar as orações substantivas antepostas à principal:
Quanto custa viver, realmente não sei.
PONTO-E-VÍRGULA ( ; )
- separar os itens de uma lei, de um decreto, de uma petição, de uma sequência, etc:
Art. 127 – São penalidades disciplinares:
I- advertência;
II- suspensão;
III- demissão;
IV- cassação de aposentadoria ou disponibilidade;
V- destituição de cargo em comissão;
VI-destituição de função comissionada. (cap. V das penalidades Direito Administrativo).


- separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas nas quais já tenham tido utilizado a vírgula:
“O rosto de tez amarelenta e feições inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o
inferior um tanto tenso (...)” (Visconde de Taunay)
DOIS-PONTOS ( : )
- iniciar a fala dos personagens:
Então o padre respondeu:
- Parta agora
- antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou
sequência  de palavras que explicam, resumem ideias anteriores:
Meus amigos são poucos: Fátima, Rodrigo e Gilberto.
- antes de citação:
Como já dizia Vinícius de Morais: “Que
o amor não seja eterno posto que  é chama, mas que seja infinito
enquanto dure.”
PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? )
- Em perguntas diretas:
Como você se chama?
- Às vezes, juntamente com
o ponto de exclamação:

Quem ganhou na loteria? Você. Eu?!




PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! )
- Após vocativo:
“Parte, Heliel!” ( As violetas de Nossa Sra.- Humberto de Campos).
- Após imperativo:
Cale-se!
- Após interjeição:
Ufa! Ai!
- Após palavras ou frases que denotem caráter emocional:
Que pena!
RETICÊNCIAS ( ... )
- indicar dúvidas ou hesitação                       do falante:
Sabe...eu queria te dizer que...esquece.
- interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta:
Alô!João está? Agora não seencontra. Quem sabe se ligar  mais tarde...
- ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a intenção de sugerir prolongamento de ideia:
“Sua tez, alva e pura como um foco de algodão, tingia-se nas faces duns longes cor-de-rosa...” (Cecília-José de Alencar)
- indicar supressão de palavra (s) numa frase transcrita:
“Quando penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner).


ASPAS ( “ ” )
- isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões populares:
Maria ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador; A festa na casa de Lúcio estava “chocante”; Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a mim requerido.
- indicar uma citação textual:
“Ia viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue na face, desfiz e refiz a mala”. (O prazer de viajar - Eça de Queirós)

Se, dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de novas aspas, estas serão simples. ( ‘ ‘ )

PARÊNTESES (  )

- isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e datas:
Na 2ª Guerra Mundial (1939-1945), ocorreu inúmeras perdas humanas; “Uma manhã lá no Cajapió (Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma grande tormenta no fim do verão”. (O milagre das chuvas no nordeste-Graça Aranha)
Os parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.

TRAVESSÃO  __
- dar início à fala de um personagem: O filho perguntou:
_Pai, quando começarão as aulas?
- indicar mudança do interlocutor nos diálogos.
_Doutor, o que tenho é grave? _Não se preocupe, é uma simples infecção. É
só tomar um antibiótico e estará bom.
- unir grupos de palavras  
que indicam itinerário:
A rodovia Belém_Brasília está em péssimo estado.
Também pode ser usado em substituição àvirgula em expressões ou frases explicativas:
Xuxa – a rainha dos baixinhos –  é loira.
PARÁGRAFO
Constitui cada uma das secções de frases de um escritor; começa por letra maiúscula, um pouco além do ponto em que começam as outras linhas.
COLCHETES [  ]
Utilizados na linguagem cientíica.
ASTERISCO *
Empregado para chamar a atenção do leitor para alguma nota (observação).
BARRA  /
Aplicada nas abreviações das datas e em algumas abreviaturas.
HÍFEN –
Usado para ligar dados de palavras compostas e para unir pronomeátonos a verbos. Exemplo: guarda-roupa
EXERCÍCIOS
01. Assinale o texto de pontuação correta:
a) Não sei se disse, que, isto se passava, em casa de uma comadre, minha avó.
b)  Eu  tinha,o juízo fraco, e em vão tentava emendar-me: provocava risos, muxoxos, palavrões.
c) A estes, porém, o mais que pode acontecer é que se riam deles os outros, sem que este riso os impeça de conservar as suas roupas e o seu calçado.
d) Na civilização e na fraqueza ia para onde me impeliam muito dócil muito leve, como os pedaços da carta de ABC, triturados soltos no ar.
e) Conduziram-me à rua da Conceição, mas só mais tarde notei, que me achava lá, numa sala pequena.
02. Das redações abaixo, assinale a que  nãofestá pontuada
 corretamente:
a)  Os  candidatos,  em  fila,  aguardavam  ansiosos  o  resultado
do concurso.
b) Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.
c) Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado
do concurso.
d) Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.
e) Os candidatos, aguardavam ansiosos, em fila, o resultado
do concurso.

Instruções para as questões de números 03 e 04:
Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação, assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:
03.
a) Pouco depois, quando chegaram, outras pessoas a reunião
ficou mais animada.
b) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada.
c) Pouco depois, quando chegaram outras pessoas, a reunião ficou mais animada.
d) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião,
ficou mais animada.
e) Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou, mais animada.
04.
a) Precisando de mim procure-me; ou melhor telefone que eu venho.
b)  Precisando  de  mim  procure-me,  ou,  melhor  telefone  que eu venho.
c) Precisando, de mim, procure-me ou melhor, telefone, que eu venho.
d) Precisando de mim, procure-me; ou melhor, telefone, que eu venho.
e) Precisando, de mim, procure-me ou, melhor telefone que eu venho.
05. Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação.
Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta:
a) José dos Santos paulista, 23 anos vive no Rio.
b) José dos Santos paulista 23 anos, vive no Rio.
c) José dos Santos, paulista 23 anos, vive no Rio.
d) José dos Santos, paulista 23 anos vive, no Rio.
e) José dos Santos, paulista, 23 anos, vive no Rio.

06. A alternativa com pontuação correta é:
a) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é variável e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
b) Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir: nossa capacidade de retenção é variável e, muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
c) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir! Nossa capacidade de retenção é variável e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
d) Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir; nossa capacidade
de retenção, é variável e - muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
e) Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é variável - e muitas vezes inconscientemente - deturpamos, o que ouvimos.
Nas questões 07 a 10, os períodos foram pontuados de cinco
formas diferentes. Leia-os todos e assinale a letra que corresponde
ao período de pontuação correta:
07.
a) Entra a propósito, disse Alves, o seu moleque, conhece pouco os deveres da hospitalidade.
b) Entra a propósito disse Alves, o seu moleque conhece pouco os deveres da hospitalidade.
c) Entra a propósito, disse Alves o seu moleque conhece pouco os deveres da hospitalidade.
d) Entra a propósito, disse Alves, o seu moleque conhece pouco os deveres da hospitalidade.
e) Entra a propósito, disse Alves, o seu moleque conhece pouco, os deveres da hospitalidade.
08.
a) Prima faça calar titio suplicou o moço, com um leve sorriso que imediatamente se lhe apagou.
b) Prima, faça calar titio, suplicou o moço com um leve sorriso que imediatamente se lhe apagou.
c) Prima faça calar titio, suplicou o moço com um leve sorriso que imediatamente se lhe apagou.
d) Prima, faça calar titio suplicou o moço com um leve sorriso que imediatamente se lhe apagou.
e) Prima faça calar titio, suplicou o moço com um leve sorriso que, imediatamente se lhe apagou.
09.
a) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo,  fisionomia  insinuante,  destas  que  mesmo  sérias,  trazem  impresso constante sorriso.
b) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo,  fisionomia  insinuante,  destas  que  mesmo sérias  trazem,  impresso constante sorriso.
c) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia insinuante, destas que, mesmo sérias, trazem impresso, constante sorriso.
d) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo,  fisionomia  insinuante,  destas  que,  mesmo  sérias  trazem  impresso constante sorriso.
e) Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia insinuante, destas que, mesmo sérias, trazem impresso constante sorriso.
10.
a) Deixo ao leitor calcular quanta paixão a bela viúva, empregou na execução do canto.
b) Deixo ao leitor calcular quanta paixão a bela viúva empregou na execução do canto.
c) Deixo ao leitor calcular quanta paixão, a bela viúva, empregou na execução do canto.
d) Deixo ao leitor calcular, quanta paixão a bela viúva, empregou na execução do canto.
e) Deixo ao leitor, calcular quanta paixão a bela viúva, empregou na execução do canto.

RESPOSTAS:


01-C / 02-E / 03-C / 04-D / 05-E / 06-B / 07-D / 08-B / 09-E / 10-B

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