PONTUAÇÃO
Os sinais de pontuação são sinais gráficos
empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da
língua falada, tais como: entonação, jogo de silêncio, pausas, etc.
PONTO ( . )
- indicar o final de uma frase declarativa:
Lembro-me muito bem dele.
- separar períodos entre si: Fica comigo. Não
vá embora.
- nas abreviaturas: Av.; V. Ex.ª
VÍRGULA ( , )
É
usada para marcar uma pausa do enunciado com a finalidade de nos indicar que os
termos por ela separados, apesar de participarem da mesma frase ou oração, não
formam
uma
unidade sintática: Lúcia,
esposa de João,
foi a ganhadora
única da Sena.
Podemos concluir que, quando há uma relação
sintática entre termos da oração, não se
pode separá-los por meio de vírgula.
NÃO SE SEPARAM POR VÍRGULA
- predicado de sujeito;
- objeto de verbo;
- adjunto adnominal de nome;
- complemento nominal de nome;
- predicativo do objeto do objeto;
- oração principal da subordinada substantiva
(desde que esta não seja apositiva nem
apareça na ordem inversa).
A VÍRGULA NO INTERIOR DA ORAÇÃO
É utilizada nas seguintes situações:
- separar o vocativo:
Maria, traga-me uma xícara de café;
A
educação, meus amigos, é fundamental para o progresso do país.
- separar alguns
apostos:
Valdete,
minha antiga empregada,
esteve aqui ontem.
- separar o adjunto adverbial antecipado ou intercalado:
Chegando de viagem, procurarei por você;
As pessoas, muitas vezes, são falsas.
- separar elementos de uma enumeração:
Precisa-se de pedreiros, serventes,
mestre-de-obras.
- isolar expressões de caráter explicativo ou corretivo:
Amanhã,
ou melhor, depois
de amanhã podemos
nos encontrar para acertar a viagem.
- separar conjunções intercaladas:
Não havia, porém, motivo para tanta raiva.
- separar o complemento
pleonástico antecipado:
A mim, nada me importa.
- isolar o nome de lugar na
indicação de datas:
Belo Horizonte, 26 de janeiro de 2011.
- separar termos coordenados assindéticos:
“Lua,
lua, lua, lua, por um momento meu canto contigo compactua...” (Caetano Veloso)
- marcar a omissão de um termo (normalmente o verbo):
Ela prefere ler jornais e eu, revistas.
(omissão do verbo preferir).
Termos coordenados ligados pelas conjunções e, ou, nem dispensam o
uso da vírgula:
Conversaram sobre futebol, religião e
política. Não se falavam nem se olhavam;
Ainda não me decidi se viajarei para Bahia ou Ceará.
Entretanto, se essas conjunções aparecerem repetidas, com a finalidade
de dar ênfase, o uso da vírgula passa a ser obrigatório:
Não fui nem ao velório, nem ao enterro, nem à
missa de sétimo dia.
A VÍRGULA ENTRE ORAÇÕES
É utilizada nas seguintes situações:
- separar as orações subordinadas adjetivas explicativas:
Meu pai, de quem guardo amargas lembranças,
mora no Rio de Janeiro.
- separar as orações coordenadas sindéticas e assindéticas (exceto
as iniciadas pela conjunção “e”:
Acordei, tomei meu banho, comi algo e saí para
o trabalho; Estudou muito, mas não foi aprovado no exame.
HÁ TRÊS CASOS EM QUE SE USA A VÍRGULA ANTES DA CONJUNÇÃO:
- quando as orações coordenadas tiverem sujeitos diferentes:
Os ricos estão cada vez mais ricos, e os
pobres, cada vez mais pobres.
- quando a conjunção e vier repetida com a finalidade de dar ênfase (polissíndeto):
E chora, e ri, e grita, e pula de alegria.
- quando a conjunção e assumir valores distintos que não seja da adição (adversidade, consequência, por
exemplo):
Coitada! Estudou muito, e ainda assim não foi
aprovada.
- separar orações subordinadas adverbiais (desenvolvidas ou reduzidas),
principalmente se estiverem antepostas à oração principal:
“No momento em que o tigre se lançava,
curvou-se ainda mais; e fugindo com o corpo apresentou o gancho.” (O selvagem –
Alencar, J)
- separar as orações intercaladas:
“- Senhor, disse o velho, tenho grandes
contentamentos em a estar plantando...”.
Essas orações poderão ter suas vírgulas substituídas por duplo
travessão:
“Senhor - disse o velho – tenho grandes
contentamentos em a estar
plantando...”
- separar as orações substantivas antepostas à principal:
Quanto custa viver, realmente não sei.
PONTO-E-VÍRGULA ( ; )
- separar os itens de uma lei, de um decreto,
de uma petição, de uma sequência, etc:
Art. 127 – São penalidades disciplinares:
I- advertência;
II- suspensão;
III- demissão;
IV- cassação de aposentadoria ou
disponibilidade;
V- destituição de cargo em comissão;
VI-destituição de função comissionada. (cap.
V das penalidades Direito Administrativo).
- separar orações coordenadas muito extensas ou orações coordenadas
nas quais já tenham tido utilizado a vírgula:
“O rosto de tez amarelenta e feições
inexpressivas, numa quietude apática, era pronunciadamente vultuoso, o que mais
se acentuava no fim da vida, quando a bronquite crônica de que sofria desde
moço se foi transformando em opressora asma cardíaca; os lábios grossos, o
inferior um tanto tenso (...)” (Visconde de
Taunay)
DOIS-PONTOS ( : )
- iniciar a fala dos personagens:
Então o padre respondeu:
- Parta agora
- antes de apostos ou orações apositivas, enumerações ou
sequência de palavras que
explicam, resumem ideias anteriores:
Meus
amigos são poucos: Fátima, Rodrigo e Gilberto.
- antes de citação:
Como
já dizia Vinícius de Morais: “Que
o
amor não seja eterno posto que é chama,
mas que seja infinito
enquanto
dure.”
PONTO DE INTERROGAÇÃO ( ? )
- Em perguntas diretas:
Como
você se chama?
- Às vezes, juntamente com
o ponto de exclamação:
Quem
ganhou na loteria? Você. Eu?!
PONTO DE EXCLAMAÇÃO ( ! )
- Após vocativo:
“Parte,
Heliel!” ( As violetas de Nossa Sra.- Humberto de Campos).
- Após imperativo:
Cale-se!
- Após interjeição:
Ufa!
Ai!
- Após palavras ou frases que denotem caráter emocional:
Que
pena!
RETICÊNCIAS ( ... )
- indicar dúvidas ou hesitação do falante:
Sabe...eu
queria te dizer que...esquece.
- interrupção de uma frase deixada gramaticalmente incompleta:
Alô!João
está? Agora não seencontra. Quem sabe se ligar mais tarde...
- ao fim de uma frase gramaticalmente completa com a intenção de
sugerir prolongamento de ideia:
“Sua
tez, alva e pura como um foco de algodão, tingia-se nas faces duns longes
cor-de-rosa...” (Cecília-José de Alencar)
- indicar supressão de palavra (s) numa frase transcrita:
“Quando
penso em você (...) menos a felicidade.” (Canteiros - Raimundo Fagner).
ASPAS ( “ ” )
- isolar palavras ou expressões que fogem à norma culta, como
gírias, estrangeirismos, palavrões, neologismos, arcaísmos e expressões
populares:
Maria
ganhou um apaixonado “ósculo” do seu admirador; A festa na casa de Lúcio estava
“chocante”; Conversando com meu superior, dei a ele um “feedback” do serviço a
mim requerido.
- indicar uma citação textual:
“Ia
viajar! Viajei. Trinta e quatro vezes, às pressas, bufando, com todo o sangue
na face, desfiz e refiz a mala”. (O prazer de viajar - Eça de Queirós)
Se,
dentro de um trecho já destacado por aspas, se fizer necessário a utilização de
novas aspas, estas serão simples. ( ‘ ‘ )
PARÊNTESES ( )
- isolar palavras, frases intercaladas de caráter explicativo e
datas:
Na
2ª Guerra Mundial (1939-1945), ocorreu inúmeras perdas humanas; “Uma manhã lá
no Cajapió (Joca lembrava-se como se fora na véspera), acordara depois duma
grande tormenta no fim do verão”. (O milagre das chuvas no nordeste-Graça Aranha)
Os
parênteses também podem substituir a vírgula ou o travessão.
TRAVESSÃO __
- dar início à fala de um personagem: O filho perguntou:
_Pai,
quando começarão as aulas?
-
indicar mudança do interlocutor nos diálogos.
_Doutor,
o que tenho é grave? _Não se preocupe, é uma simples infecção. É
só
tomar um antibiótico e estará bom.
- unir grupos de palavras
que indicam itinerário:
A
rodovia Belém_Brasília está em péssimo estado.
Também pode ser usado em substituição àvirgula em expressões ou
frases explicativas:
Xuxa
– a rainha dos baixinhos – é loira.
PARÁGRAFO
Constitui
cada uma das secções de frases de um escritor; começa por letra maiúscula, um
pouco além do ponto em que começam as outras linhas.
COLCHETES [ ]
Utilizados
na linguagem cientíica.
ASTERISCO *
Empregado
para chamar a atenção do leitor para alguma nota (observação).
BARRA /
Aplicada
nas abreviações das datas e em algumas abreviaturas.
HÍFEN –
Usado
para ligar dados de palavras compostas e para unir pronomeátonos a verbos.
Exemplo: guarda-roupa
EXERCÍCIOS
01.
Assinale o texto de pontuação correta:
a)
Não sei se disse, que, isto se passava, em casa de uma comadre, minha avó.
b) Eu
tinha,o juízo fraco, e em vão tentava emendar-me: provocava risos,
muxoxos, palavrões.
c) A
estes, porém, o mais que pode acontecer é que se riam deles os outros, sem que
este riso os impeça de conservar as suas roupas e o seu calçado.
d)
Na civilização e na fraqueza ia para onde me impeliam muito dócil muito leve,
como os pedaços da carta de ABC, triturados soltos no ar.
e)
Conduziram-me à rua da Conceição, mas só mais tarde notei, que me achava lá,
numa sala pequena.
02.
Das redações abaixo, assinale a que nãofestá
pontuada
corretamente:
a) Os
candidatos, em fila,
aguardavam ansiosos o
resultado
do
concurso.
b)
Em fila, os candidatos, aguardavam, ansiosos, o resultado do concurso.
c)
Ansiosos, os candidatos aguardavam, em fila, o resultado
do
concurso.
d)
Os candidatos ansiosos aguardavam o resultado do concurso, em fila.
e)
Os candidatos, aguardavam ansiosos, em fila, o resultado
do
concurso.
Instruções
para as questões de números 03 e 04:
Os
períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação, assinale a letra que
corresponde ao período de pontuação correta:
03.
a)
Pouco depois, quando chegaram, outras pessoas a reunião
ficou
mais animada.
b)
Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou mais animada.
c)
Pouco depois, quando chegaram outras pessoas, a reunião ficou mais animada.
d)
Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião,
ficou
mais animada.
e)
Pouco depois quando chegaram outras pessoas a reunião ficou, mais animada.
04.
a)
Precisando de mim procure-me; ou melhor telefone que eu venho.
b) Precisando
de mim procure-me,
ou, melhor telefone
que eu venho.
c)
Precisando, de mim, procure-me ou melhor, telefone, que eu venho.
d)
Precisando de mim, procure-me; ou melhor, telefone, que eu venho.
e)
Precisando, de mim, procure-me ou, melhor telefone que eu venho.
05.
Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação.
Assinale
a letra que corresponde ao período de pontuação correta:
a)
José dos Santos paulista, 23 anos vive no Rio.
b)
José dos Santos paulista 23 anos, vive no Rio.
c)
José dos Santos, paulista 23 anos, vive no Rio.
d)
José dos Santos, paulista 23 anos vive, no Rio.
e)
José dos Santos, paulista, 23 anos, vive no Rio.
06.
A alternativa com pontuação correta é:
a)
Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é
variável e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
b)
Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir: nossa capacidade de retenção é
variável e, muitas vezes, inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
c)
Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir! Nossa capacidade de retenção é
variável e muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que ouvimos.
d)
Tenha cuidado ao parafrasear o que ouvir; nossa capacidade
de
retenção, é variável e - muitas vezes inconscientemente, deturpamos o que
ouvimos.
e)
Tenha cuidado, ao parafrasear o que ouvir. Nossa capacidade de retenção é
variável - e muitas vezes inconscientemente - deturpamos, o que ouvimos.
Nas
questões 07 a 10, os períodos foram pontuados de cinco
formas
diferentes. Leia-os todos e assinale a letra que corresponde
ao
período de pontuação correta:
07.
a)
Entra a propósito, disse Alves, o seu moleque, conhece pouco os deveres da
hospitalidade.
b)
Entra a propósito disse Alves, o seu moleque conhece pouco os deveres da
hospitalidade.
c)
Entra a propósito, disse Alves o seu moleque conhece pouco os deveres da
hospitalidade.
d)
Entra a propósito, disse Alves, o seu moleque conhece pouco os deveres da
hospitalidade.
e)
Entra a propósito, disse Alves, o seu moleque conhece pouco, os deveres da
hospitalidade.
08.
a)
Prima faça calar titio suplicou o moço, com um leve sorriso que imediatamente
se lhe apagou.
b)
Prima, faça calar titio, suplicou o moço com um leve sorriso que imediatamente
se lhe apagou.
c)
Prima faça calar titio, suplicou o moço com um leve sorriso que imediatamente
se lhe apagou.
d)
Prima, faça calar titio suplicou o moço com um leve sorriso que imediatamente
se lhe apagou.
e)
Prima faça calar titio, suplicou o moço com um leve sorriso que, imediatamente
se lhe apagou.
09.
a)
Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia
insinuante, destas que
mesmo sérias, trazem
impresso constante sorriso.
b)
Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia
insinuante, destas que
mesmo sérias trazem, impresso constante sorriso.
c)
Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia
insinuante, destas que, mesmo sérias, trazem impresso, constante sorriso.
d)
Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia
insinuante, destas que,
mesmo sérias trazem
impresso constante sorriso.
e)
Era um homem de quarenta e cinco anos, baixo, meio gordo, fisionomia
insinuante, destas que, mesmo sérias, trazem impresso constante sorriso.
10.
a)
Deixo ao leitor calcular quanta paixão a bela viúva, empregou na execução do
canto.
b)
Deixo ao leitor calcular quanta paixão a bela viúva empregou na execução do
canto.
c)
Deixo ao leitor calcular quanta paixão, a bela viúva, empregou na execução do
canto.
d)
Deixo ao leitor calcular, quanta paixão a bela viúva, empregou na execução do
canto.
e)
Deixo ao leitor, calcular quanta paixão a bela viúva, empregou na execução do
canto.
RESPOSTAS:
01-C
/ 02-E / 03-C / 04-D / 05-E / 06-B / 07-D / 08-B / 09-E / 10-B
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