Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

quinta-feira, 17 de abril de 2014

PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - PRONOMES: EMPREGO, FORMAS DE TRATAMENTO E COLOCAÇÃO.

PRONOMES: EMPREGO, FORMAS DE
TRATAMENTO E COLOCAÇÃO.

É a palavra que acompanha ou substitui o nome, relacionando o
a uma das três pessoas do discurso. As três pessoas do discurso são:
1ª pessoa: eu (singular) nós (plural): aquela que fala ou emissor;
2ª pessoa: tu (singular) vós (plural): aquela com quem se fala ou receptor;
3ª pessoa: ele, ela (singular) eles, elas (plural): aquela de quem se fala ou referente.
Dependendo da função de substituir ou acompanhar o nome, o pronome é, respectivamente: pronome substantivo ou pronome adjetivo.
Os pronomes são classificados em: pessoais, de tratamento, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos.
Pronomes Pessoais: Os pronomes pessoais dividem-se em:
- retos exercem a função de sujeito da oração: eu, tu, ele, nós,
vós, eles:
- oblíquos exercem a função de complemento do verbo (objeto
direto / objeto indireto) ou as, lhes. - Ela não vai conosco. (ela
pronome reto / vai verbo / conosco complemento nominal. São:
tônicos com preposição: mim, comigo, ti, contigo,si, consigo, conosco,
convosco; átonos sem preposição: me, te, se, o, a, lhe, nos,
vos, os,pronome oblíquo) - Eu dou atenção a ela. (eu pronome reto
/ dou verbo / atenção nome / ela pronome oblíquo)
Saiba mais sobre os Pronomes Pessoais
- Colocados antes do verbo, os pronomes oblíquos da 3ª pessoa,
apresentam sempre a forma: o, a, os, as: Eu os vi saindo do
teatro.
- As palavras “só” e “todos” sempre acompanham os pronomes
pessoais do caso reto: Eu vi só ele ontem.
- Colocados depois do verbo, os pronomes oblíquos da 3ª pessoa
apresentam as formas:
o, a, os, as: se o verbo terminar em vogal ou ditongo oral:
Encontrei-a sozinha. Vejo os diariamente.
o, a, os, as, precedidos de verbos terminados em: R/S/Z, assumem
as formas: lo, Ia, los, las, perdendo, consequentemente, as terminações R, S, Z. Preciso pagar ao verdureiro. = pagá-lo; Fiz os exercícios a lápis. = Fi-los a lápis.
lo, la, los, las: se vierem depois de: eis / nos / vos Eis a prova
do suborno. = Ei-la; O tempo nos dirá. = no-lo dirá. (eis, nos, vos perdem o S)
no, na, nos, nas: se o verbo terminar em ditongo nasal: m, ão, õe: Deram-na como vencedora; Põe-nos sobre a mesa. lhe, lhes colocados depois do verbo na 1ª pessoa do plural,
terminado em S não modificado: Nós entregamoS-lhe a cópia do
contrato. (o S permanece)
nos: colocado depois do verbo na 1ª pessoa do plural, perde o
S: Sentamo-nos à mesa para um café rápido.
me, te, lhe, nos, vos: quando colocado com verbos transitivos
diretos (TD), têm sentido possessivo, equivalendo a meu, teu, seu,
dele, nosso, vosso: Os anos roubaram-lhe a esperança. (sua, dele,
dela possessivo)
as formas conosco e convosco são substituídas por: com + nós, com + vós. seguidos de: ambos, todos, próprios, mesmos, outros,
numeral: Marianne garantiu que viajaria com nós três.
o pronome oblíquo funciona como sujeito com os verbos: deixar,
fazer, ouvir, mandar, sentir e ver+verbo no infinitivo. Deixe-me sentir seu perfume. (Deixe que eu sinta seu perfume me sujeito do verbo deixar Mandei-o calar. (= Mandei que ele calasse), o= sujeito do verbo mandar.
os pronomes pessoais oblíquos nos, vos, e se recebem o nome
de pronomes recíprocos quando expressam uma ação mútua ou recíproca:
Nós nos encontramos emocionados. (pronome recíproco,
nós mesmos). Nunca diga: Eu se apavorei. / Eu já se arrumei; Eu
me apavorei. / Eu me arrumei. (certos)
- Os pronomes pessoais retos eu e tu serão substituídos por mim e ti após preposição: O segredo ficará somente entre mim e ti.
- É obrigatório o emprego dos pronomes pessoais eu e tu, quando funcionarem como Sujeito: Todos pediram para eu relatar os fatos cuidadosamente. (pronome reto + verbo no infinitivo).
Lembre-se de que mim não fala, não escreve, não compra, não
anda. Somente o Tarzan e o Capitão Caverna dizem: mim gosta /
mim tem / mim faz. / mim quer.
- As formas oblíquas o, a, os, as são sempre empregadas como complemento de verbos transitivos diretos ao passo que as formas lhe, lhes são empregadas como complementos de verbos
transitivos indiretos; Dona Cecília, querida amiga, chamou-a.
(verbo transitivo direto, VTD); Minha saudosa comadre, Nircleia,
obedeceu-lhe. (verbo transitivo indireto,VTI)
- É comum, na linguagem coloquial, usar o brasileiríssimo a gente, substituindo o pronome pessoal nós: A gente deve fazer caridade
com os mais necessitados.
- Os pronomes pessoais retos ele, eles, ela, elas, nós e vós
serão pronomes pessoais oblíquos quando empregados como complementos de um verbo e vierem precedidos de preposição. O conserto da televisão foi feito por ele. (ele= pronome oblíquo)
- Os pronomes pessoais ele, eles e ela, elas podem se contrair com as preposições de e em: Não vejo graça nele./ Já frequentei a casa dela.
- Se os pronomes pessoais retos ele, eles, ela, elas estiverem funcionando como sujeito, e houver uma preposição antes deles, não poderá haver uma contração: Está na hora de ela decidir seu caminho. (ela sujeito de decidir; sempre com verbo no infinitivo)
- Chamam-se pronomes pessoais reflexivos os pronomes pessoais
que se referem ao sujeito: Eu me feri com o canivete. (eu 1ª pessoa sujeito / me pronome pessoal reflexivo)
- Os pronomes pessoais oblíquos se, si e consigo devem ser empregados somente como pronomes pessoais reflexivos e funcionam como complementos de um verbo na 3ª pessoa, cujo sujeito é também da 3ª pessoa: Nicole levantou-se com elegância e levou consigo (com ela própria) todos os olhares. (Nicole sujeito, 3ª pessoa/ levantou verbo 3ª pessoa / se complemento 3ª pessoa / levou verbo 3ª pessoa / consigo complemento 3ª pessoa)
- O pronome pessoal oblíquo não funciona como reflexivo se não se referir ao sujeito: Ela me protegeu do acidente. (ela sujeito 3ª pessoa me complemento 1ª pessoa)
- Você é segunda ou terceira pessoa? Na estrutura da fala, você é a pessoa a quem se fala e, portanto, da 2ª pessoa. Por outro lado, você, como os demais pronomes de tratamento senhor, senhora, senhorita, dona, pede o verbo na pessoa, e não na 2ª.
- Os pronomes oblíquos me, te, lhe, nos, vos, lhes (formas de objeto indireto, 0I) juntam-se a o, a, os, as (formas de objeto direto), assim: me+o: mo/+a: ma/+ os: mos/+as: mas: Recebi a carta e agradeci ao jovem, que me trouxe. nos +o: no-lo / + a: no-la / + os: no-los / +as: no-las: Venderíamos a casa, se no-la exigissem. te+o: to/+ a: ta/+ os: tos/+ as: tas: Dei-te os meus melhores dias. Dei-lhe. lhe+ o: lho/+ a: lha/+ os: lhos/+ as:lhas: Ofereci-lhe flores.
Ofereci-lhas. vos+ o: vo-lo/+ a: vo-la/+ os: vo-los/+ as: vo-las:
Pedi-vos conselho. Pedi vo-lo.
No Brasil, quase não se usam essas combinações (mo, to, lho, no-lo, vo-lo), são usadas somente em escritores mais sofisticados.
Pronomes de Tratamento: São usados no trato com as pessoas.
Dependendo da pessoa a quem nos dirigimos, do seu cargo,
idade, título, o tratamento será familiar ou cerimonioso: Vossa
Alteza-V.A.-príncipes, duques; Vossa Eminência-V.Ema-cardeais;
Vossa Excelência-V.Ex.a-altas autoridades, presidente, oiciais;
Vossa Magniicência-V.Mag.a-reitores de universidades; Vossa
Majestade-V.M.-reis, imperadores; Vossa Santidade-V.S.-Papa;
Vossa Senhoria-V.Sa-tratamento cerimonioso.
- São também pronomes de tratamento: o senhor, a senhora, a
senhorita, dona, você.
- Doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Nas
comunicações oiciais devem ser utilizados somente dois fechos:
- Respeitosamente: para autoridades superiores, inclusive para
o presidente da República.
- Atenciosamente: para autoridades de mesmahierarquia oude
hierarquia inferior.
- A forma Vossa (Senhoria, Excelência) é empregada quando
se fala com a própria pessoa: Vossa Senhoria não compareceu à
reunião dos semterra? (falando com a pessoa)
- A forma Sua (Senhoria, Excelência ) é empregada quando
se fala sobre a pessoa: Sua Eminência, o cardeal, viajouparaum
Congresso. (falando a respeito do cardeal)
- Os pronomes de tratamento com a forma Vossa (Senhoria,
Excelência, Eminência, Majestade), embora indiquem a 2ª pessoa
(com quem se fala), exigem que outros pronomes e o verbo sejam
usados na 3ª pessoa. Vossa Excelência sabe que seus ministros o
apoiarão.
Pronomes Possessivos: São os pronomes que indicam posse
em relação às pessoas da fala.
Singular: 1ª pessoa: meu, meus, minha, minhas; 2ª pessoa:
teu, teus, tua, tuas; 3ª pessoa: seu, seus, sua, suas;
Plural: 1ª pessoa: nosso/os nossa/as, 2ª pessoa: vosso/os vossa/
as. 3ª pessoa: seu, seus, sua, suas.
Emprego dos Pronomes Possessivos
- O uso do pronome possessivo da 3ª pessoa pode provocar,
às vezes, a ambiguidade da frase. João Luís disse que Laurinha
estava trabalhando em seu consultório.
- O pronome seu toma o sentido ambíguo, pois pode referir se
tanto ao consultório de João Luís como ao de Laurinha. No caso,
usase o pronome dele, dela para desfazer a ambiguidade.
- Os possessivos, às vezes, podem indicar aproximações numéricas
e não posse: Cláudia e Haroldo devem ter seus trinta anos.
- Na linguagem popular, o tratamento seu como em: Seu Ricardo,
pode entrar!, não tem valor possessivo, pois é uma alteração
fonética da palavra senhor
- Os pronomes possessivos podem ser substantivados: Dê
lembranças a todos os seus.
- Referindo-se a mais de um substantivo, o possessivo concorda
com o mais próximo: Trouxeme seus livros e anotações.
- Usam-se elegantemente certos pronomes oblíquos: me, te,
lhe, nos, vos, com o valor de possessivos. Vou seguir-lhe os passos.
(os seus passos)
- Deve-se observar as correlações entre os pronomes pessoais
e possessivos. “Sendo hoje o dia do teu aniversário, apresso-me
em apresentar-te os meus sinceros parabéns; Peço a Deus pela tua
felicidade; Abraça-te o teu amigo que te preza.”
- Não se emprega o pronome possessivo (seu, sua) quando se
trata de parte do corpo. Veja: “Um cavaleiro todo vestido de negro,
com um falcão em seu ombro esquerdo e uma espada em sua,
mão”. (usase: no ombro; na mão)
Pronomes Demonstrativos: Indicam a posição dos seres designados
em relação às pessoas do discurso, situando-os no espaço
ou no tempo. Apresentam-se em formas variáveis e invariáveis.
- Em relação ao espaço:
Este (s), esta (s), isto: indicam o ser ou objeto que está próximo
da pessoa que fala.
Esse (s), essa (s), isso: indicam o ser ou objeto que está próximo
da pessoa,com quem se fala, que ouve (2ª pessoa)
Aquele (s), aquela (s), aquilo: indicam o ser ou objeto que está
longe de quem fala e da pessoa de quem se fala (3ª pessoa)
- Em relação ao tempo:
Este (s), esta (s), isto: indicam o tempo presente em relação ao
momento em que se fala. Este mês terrnina o prazo das inscrições
para o vestibular da FAL.
Esse (s), essa (s), isso: indicam o tempo passado há pouco ou
o futuro em relação ao momento em se fala. Onde você esteve essa
semana toda?
Aquele (s), aquela (s), aquilo: indicam um tempo distante em
relação ao momento em que se fala. Bons tempos aqueles em que
brincávamos descalços na rua...
- dependendo do contexto, também são considerados pronomes
demonstrativos o, a, os, as, mesmo, próprio, semelhante, tal,
equivalendo a aquele, aquela, aquilo. O próprio homem destrói a
natureza; Depois de muito procurar, achei o que queria; O professor
fez a mesma observação; Estranhei semelhante coincidência;
Tal atitude é inexplicável.
- para retomar elementos já enunciados, usamos aquele (e variações)
para o elemento que foi referido em 1º Iugar e este (e
variações) para o que foi referido em último lugar. Pais e mães vieram
à festa de encerramento; aqueles, sérios e orgulhosos, estas,
elegantes e risonhas.
- dependendo do contexto os demonstrativos também servem
como palavras de função intensiicadora ou depreciativa. Júlia fez
o exercício com aquela calma! (=expressão intensiicadora). Não
se preocupe; aquilo é uma tranqueira! (=expressão depreciativa)
- as forrnas nisso e nisto podem ser usadas com valor de então
ou nesse momento. A festa estava desanimada; nisso, a orquestra
atacou um samba é todos caíram na dança.
- os demonstrativos esse, essa, são usados para destacar um
elemento anterionnente expresso. Ninguém ligou para o incidente,
mas os pais, esses resolveram tirar tudo a limpo.
Pronomes Indeinidos: São aqueles que se referem à 3ª pessoa
do discurso de modo vago indeinido, impreciso: Alguém disse
que Paulo César seria o vencedor. Alguns desses pronomes são
variáveis em gênero e número; outros são invariáveis.
Variáveis: algum, nenhum, todo, outro, muito, pouco, certo,
vários, tanto, quanto, um, bastante, qualquer.
Invariáveis: alguém, ninguém, tudo, outrem, algo, quem,
nada, cada, mais, menos, demais.
Emprego dos Pronomes Indeinidos
Não sei de pessoa alguma capaz de convencêlo. (alguma,
equivale a nenhum)
- Em frases de sentido negativo, nenhum (e variações) equivale
ao pronome indeinido um: Fiquei sabendo que ele não é nenhum
ignorante.
- O indeinido cada deve sempre vir acompanhado de um
substantivo ou numeral, nunca sozinho: Ganharam cem dólares
cada um. (inadequado: Ganharam cem dólares cada.)
- Colocados depois do substantivo, os pronomes algum/alguma
ganham sentido negativo. Este ano, funcionário público algum
terá aumento digno.
- Colocados antes do substantivo, os pronomes algum/alguma
ganham sentido positivo. Devemos sempre ter alguma esperança.
- Certo, certa, certos, certas, vários, várias, são indeinidos
quando colocados antes do substantivo e adjetivos, quando colocados
depois do substantivo: Certo dia perdi o controle da situação.
(antes do substantivo= indeinido); Eles voltarão no dia certo. (depois
do substantivo=adjetivo).
- Todo, toda (somente no singular) sem artigo, equivale a
qualquer: Todo ser nasce chorando. (=qualquer ser; indetermina,
generaliza).
- Outrem signiica outra pessoa: Nunca se sabe o pensamento
de outrem.
- Qualquer, plural quaisquer: Fazemos quaisquer negócios.
Locuções Pronominais Indeinidas: São locuções pronominais
indeinidas duas ou mais palavras que equiva em ao pronome
indeinido: cada qual / cada um / quem quer que seja / seja quem
for / qualquer um / todo aquele que / um ou outro / tal qual (=certo)
/ tal e, ou qual /
Pronomes Relativos: São aqueles que representam, numa 2ª
oração, alguma palavra que já apareceu na oração anterior. Essa
palavra da oração anterior chamase antecedente: Comprei um carro
que é movido a álcool e à gasolina. É Flex Power. Percebese
que o pronome relativo que, substitui na 2ª oração, o carro, por
isso a palavra que é um pronome relativo. Dica: substituir que por
o, a, os, as, qual / quais.
Os pronomes relativos estão divididos em variáveis e invariáveis.
Variáveis: o qual, os quais, a qual, as quais, cujo, cujos, cuja,
cujas, quanto, quantos;
Invariáveis: que, quem, quando, como, onde.
Emprego dos Pronomes Relativos
- O relativo que, por ser o mais usado, é chamado de relativo
universal. Ele pode ser empregado com referência à pessoa ou
coisa, no plural ou no singular: Este é o CD novo que acabei de
comprar; João Adolfo é o cara que pedi a Deus.
- O relativo que pode ter por seu antecedente o pronome demonstrativo
o, a, os, as: Não entendi o que você quis dizer. (o que
= aquilo que).
- O relativo quem refere se a pessoa e vem sempre precedido
de preposição: Marco Aurélio é o advogado a quem eu me referi.
- O relativo cujo e suas lexões equivalem a de que, do qual,
de quem e estabelecem relação de posse entre o antecedente e o
termo seguinte. (cujo, vem sempre entre dois substantivos)
- O pronome relativo pode vir sem antecedente claro, explícito;
é classiicado, portanto, como relativo indeinido, e não vem
precedido de preposição: Quem casa quer casa; Feliz o homem
cujo objetivo é a honestidade; Estas são as pessoas de cujos nomes
nunca vou me esquecer.
antecedente: O escritor cujo livro te falei é paulista.
- O pronome cujo não admite artigo nem antes nem depois
de si.
- O relativo onde é usado para indicar lugar e equivale a: em
que, no qual: Desconheço o lugar onde vende tudo mais barato. (=
lugar em que)
- Quanto, quantos e quantas são relativos quando usados
depois de tudo, todos, tanto: Naquele momento, a querida comadre
Naldete, falou tudo quanto sabia.
Pronomes Interrogativos: São os pronomes em frases ínterrogativas
diretas ou indiretas. Os principais interrogativos são:
que, quem, qual, quanto:
Ainal, quem foram os prefeitos desta cidade? (interrogativa
direta, com o ponto de interrogação)
- Gostaria de saber quem foram os prefeitos desta cidade. (interrogativa
indireta, sem a interrogação)
Exercícios
Reescreva os períodos abaixo, corrigindo-os quando for o
caso:
01. “Jamais haverá inimizade entre você e eu “, disse o rapaz
lamentando e chorando”.
02. “Venha e traga contigo todo o material que estiver aí!”
03. “Ela falou que era para mim comer, e depois, para mim
sair dali.”
04. Polidamente, mandei eles entrar e, depois, deixei eles sentar”
05. “Durante toda a aula os alunos falaram sobre ti e sobre
mim.”
06. “Comunico-lhe que, quanto ao livro, deram-no ao professor.”
07. “Informamo- lhe que tudo estava bem conosco e com
eles.”
08. “Espero que V. Exa. e vossa distinta consorte nos honrem
com vossa visita.
09. “Vossa Majestade, Senhor Rei, sois generoso e bom para
com o vosso povo.”
10. “Ela irá com nós mesmo, disse o homem com voz grave
e solene.
11. “Ele falou do lugar onde foi com entusiasmo e saudade ao
mesmo tempo”
12. “Você já sabe aonde ela foi com aquele canalha?
13. “Espero que ele vá ao colégio e leve consigo o livro que
me pertence.
14. “Se vier, traga comigo o livro que lhe pedi”
15. “Mandaram-no à delegacia para explicar o caso da morte.”
16. Enviaremos-lhe todo o estoque que estiver disponível.
17. “Para lhe dizer tudo, eu preciso de muito mais dinheiro.”
18. “Ela me disse apenas isto: me deixe passar que eu quero
morrer.”
19. “Me diga toda a verdade porque, assim as coisas icam
mais fáceis.”
20. “Tenho informado-o sobre todos os pormenores da viagem.”
21. “Mandei-te todo o material de que precisas.”
22. “Dir-lhe-ei toda a verdade sobre o caso do roubo do banco.”
23. Espero que lhe não digam nada a meu respeito.
24. “Haviam-lhe informado que ela só chegaria depois das
três horas.”
25. “Nesse ano, muitos alunos passarão no vestibular.”
26. “Corria o ano de 1964. Neste ano houve uma revolução
no Brasil.”
27. “Estes alunos que estão aqui podem sair, aqueles irão depois.”
28. “Os livros cujas páginas estiverem rasgadas serão devolvidos.’
29. “Apalpei-lhe as pernas que se deixavam entrever pela saia
rasgada.”
30. “Agora, pegue a tua caneta e comece a substituir, abaixo
os complementos grifados pelo pronome oblíquo correspondente:
a) Mandamos o ilho ao colégio.
b) Enviamos à menina um telegrama
c) Informaram os meninos sobre a menina.
d) Fez o exercício corretamente.
e) Diremos aos professores toda a verdade.
f) Ela nunca obedece aos superiores.
g) Ontem, ela viu você com outra.
h) Chamei a amiga para a festa.
31. Indique quando, na segunda frase, ocorre a substituição
errada das palavras destacadas na primeira, por um pronome:
a) O gerente chamou os empregados.
O gerente chamou-os
b) Quero muito a meu irmão.
Quero-lhe muito.
c) Perdoei sua falta por duas vezes.
Perdoei-lhe por duas vezes
d) Tentei convencer o diretor de que a solução não seria justa
Tentei convencê-lo de que a solução não seria justa.
e) A proposta não agradou aos jovens
A proposta não lhe agradou.
32. Numa das frases, está usado indevidamente um pronome
de tratamento. Assinale-a:
a) Os Reitores das Universidades recebem o título de Vossa
Magniicência.
b) Senhor Deputado, peço a Vossa Excelência que conclua a
sua oração.
c) Sua Eminência, o Papa Paulo VI, assistiu à solenidade.
d) Procurei a chefe da repartição, mas Sua Senhoria se recusou
a ouvir minhas explicações.
33. Em “O que estranhei é que as substâncias eram transferidas........!
a) artigo - expletivo
b) pronome pessoal - pronome relativo
c) pronome demonstrativo - integrante
d) pronome demonstrativo - expletivo
e) artigo - pronome relativo
34. Em “Todo sistema coordenado é...........”. “Mas o propósito
de toda teoria física é.......”. As palavras destacadas são.... e
signiicam, respectivamente:
a) pronomes substantivos indeinidos qualquer e qualquer
b) pronomes adjetivos indeinidos qualquer e inteiro
c) pronomes adjetivos demonstrativos inteiro e cada um
d) pronomes adjetivos indeinidos inteiro e qualquer

e) pronomes adjetivos indeinidos qualquer e qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário