Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Postagens populares

Tradutor Google

sexta-feira, 18 de abril de 2014

CONCURSO BANCO DO BRASIL - EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES COM GABARITO

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
Ética e moral
Ética tem origem no grego ethos, que significa modo de ser. A palavra moral vem do latim mos ou mores, ou seja, costume ou costumes. A primeira é uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade e está relacionada à Filosofia. Sua função é a mesma de qualquer teoria: explicar, esclarecer ou investigar determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes. A segunda, como define o filósofo Vázquez, expressa “um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual dos homens”.
Ao campo da ética, diferente do da moral, não cabe formular juízo valorativo, mas, sim, explicar as razões da existência de determinada realidade e proporcionar a reflexão acerca dela. A moral é normativa e se manifesta concretamente nas diferentes sociedades como resposta a necessidades sociais; sua função consiste em regulamentar as relações entre os indivíduos e entre estes e a comunidade, contribuindo para a estabilidade da ordem social.
Internet: <www.espacoacademico.com.br> (com adaptações).
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
01 - Infere-se do texto que ética, definida como “uma ciência sobre o comportamento moral dos homens em sociedade”, corresponde a um conceito mais abrangente e abstrato que o de moral.
02 - Compete à moral, como conjunto de normas reguladoras de comportamentos, chegar, por meio de investigações científicas, à explicação de determinadas realidades sociais.
03 - A distinção fundamental entre ética e moral decorre de explicação etimológica.
No último dia 12 de outubro, dia das crianças, voluntários da FENAE (Federação Nacional das Associações do Pessoal da CAIXA) e da ONG Moradia e Cidadania uniram-se para levar alegria e solidariedade a uma comunidade de catadores de papel: cerca de 40 crianças e 50 adultos que moram precariamente em um terreno próximo ao metrô, sem água, luz ou qualquer infra-estrutura. Mesmo com todas as dificuldades, são pessoas que estão se organizando e, em breve, graças à sua força de vontade e à ajuda de voluntários, criarão uma cooperativa de catadores de material reciclável, que contribuirá para a inserção social dessas pessoas.
Internet: <www.fenae.org.br>  (com adaptações).
Com base nas afirmativas do segundo parágrafo do texto “Ética e moral” e considerando a notícia reproduzida acima, julgue os itens subseqüentes.
04 - Pelo foco da ética, o comportamento dos voluntários da FENAE e da ONG Moradia e Cidadania é considerado louvável e relevante.
05 - Depreende-se que deve haver um comprometimento moral que impulsiona as pessoas da comunidade carente citada na notícia a se organizarem em um sistema de cooperativa, a fim de contribuírem para a inserção social de todos.
“Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a virtude moral é engendrada em nós, mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito.”
Aristóteles. Ética a Nicômacos. Brasília: Editora da UnB, 2001.
Com base na citação de Aristóteles acima, é correto afirmar que
06 -  O ser humano é mau ou bom por natureza.
07 - A virtude moral não é algo inato ao ser humano.
Julgue os itens a seguir, relativos a noções e conceitos de ética.
08 - A ética ocupa-se basicamente de questões subjetivas, abstratas e essencialmente de interesse particular do indivíduo.
09 - Uma ética deontológica é aquela construída sobre o princípio do dever.

(UnB/CESPE – ABIN / Agente de Inteligência/2008)
Julgue os itens a seguir de acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil o Poder Executivo federal.
10 - O servidor deve comportar-se com base na conduta ética, ainda que essa conduta venha a violar dispositivo legal.
11 - Os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia do servidor em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional, podendo caracterizar, inclusive, violação ao Código de Ética, o que será passível de censura.
(UnB/CESPE – MPE/RR / Assistente Administrativo)
Os fundamentos da ética estão na consciência do ser humano, de maneira a se construir a dignidade de cada pessoa. Com relação à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.
12 - É vedado ao servidor, no exercício da função pública, alterar o teor de documentos que deva encaminhar, mesmo que eles possam trazer prejuízos a terceiros.
13 - O servidor deve omitir a verdade a outra pessoa quando estiver em jogo interesse da administração pública.
14 - Atrasos na prestação de serviços não caracterizam dano moral aos usuários.
(UnB/CESPE – MRE /Oficial de Chancelaria)
No que se refere ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os seguintes itens.
15 - O uso de vestimentas adequadas ao exercício da função pública é assunto que dispensa determinações pelo referido código de ética.
16 - Com o intuito de fortalecer a consciência ética dos membros da organização, as comissões de ética podem divulgar, nos respectivos órgãos, decisões sobre a análise de qualquer fato ou ato submetido à sua apreciação, desde que omitidos os nomes dos interessados e envolvidos.
17 - Consiste em censura a pena aplicável ao servidor público pela comissão de ética, que pode, ainda, dada a eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidência, encaminhar o expediente à comissão permanente de processo disciplinar do órgão, quando existir, e, cumulativamente, se for o caso, à entidade em que, por exercício profissional, o servidor público esteja inscrito, para as providências disciplinares cabíveis.
18 - Os empregados das sociedades de economia mista não estão subordinados ao disposto no Decreto n.º 1.171/1994, para fins de apuração de seu comprometimento ético.
(UnB/CESPE CEF/ TECNICO BANCÁRIO /2006)
19 - Na gestão pública, é imprescindível o respeito à individualidade do outro.
(UnB/CESPE ANATEL/ ANALISTA ADMINISTRATIVO/2006)
20 -  vedado ao servidor público receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para o cumprimento da sua missão ou para, com a mesma finalidade, influenciar outro servidor.

21 - Ao servidor da ANATEL cabe preservar a identidade institucional da Agência; para tanto, o servidor não pode utilizar o nome, as marcas e os símbolos da Agência sem estar devidamente autorizado para isso. 
Com relação ao Código de Ética Profissional do Servidor Público, julgue os itens que se seguem.
22 - A comissão de ética não pode se eximir de fundamentar o julgamento da falta de ética do servidor público concursado, mas, não tendo como fazê-lo no caso do prestador de serviços contratado, cabe a ela, em tais circunstâncias, alegar a inexistência de previsão dessa situação no código. 

(ESAF/ANNEL - TÉCNICO ADM/2006)
23 - De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, é vedado ao servidor público:
I. retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, bem pertencente ao patrimônio público.
II. efetuar determinado investimento que, em face de informação obtida em razão do cargo e ainda não divulgada publicamente, sabe que será altamente lucrativo.
III. participar de organização que atente contra a dignidade da pessoa humana.
IV. representar contra o seu superior hierárquico, perante a Comissão de Ética.
V. nomear, para exercer um cargo público, parente aprovado em concurso público para esse mesmo cargo.
Estão corretas:
Parte superior do formulário
·                     a) as afirmativas I, II, III, IV e V.
·                     b) apenas as afirmativas I, II, III e IV.
·                     c) apenas as afirmativas I, II, III e V.
·                     d) apenas as afirmativas II, III, IV e V.
·                     e) apenas as afirmativas I, II e III.


24 - Para os fins do Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, entende-se por servidor público:
I. os servidores públicos titulares de cargo efetivo.
II. os titulares de cargo em comissão.
III. os empregados de sociedades de economia mista.
IV. os que, temporariamente, prestam serviços à Administração Pública Federal, desde que mediante retribuição financeira.
Estão corretos os itens:
Parte superior do formulário
·                     a) I, II, III e IV
·                     b) II, III e IV
·                     c) I, III e IV
·                     d) I, II e IV
·                     e) I, II e III
25 - As decisões das comissões de ética previstas no Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal
I. devem ter ampla divulgação, inclusive com o nome do servidor infrator, para que sirvam de exemplo e medida educativa.
II. devem ser resumidas em ementas, omitindo-se os nomes dos interessados.
III. devem ser encaminhadas, se for o caso, à entidade fiscalizadora do exercício profissional na qual o servidor público infrator estiver inscrito.
IV. quando resumidas em ementas, devem ser encaminhadas às demais comissões de ética.
Estão corretos os itens:
Parte superior do formulário
·                     a) I, II e III
·                     b) II, III e IV
·                     c) I, III e IV
·                     d) I, II e IV
·                     e) I, II, III e IV


26 - As comissões de ética previstas no Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

Parte superior do formulário
·           a) não podem instaurar, de ofício, processo destinado a apurar infração de natureza ética, cometida por servidor do órgão ou entidade a que pertençam.
·           b) podem conhecer de representação, formulada por entidade associativa regularmente constituída, contra servidor público, por violação a norma éticoprofissional.
·           c) não podem conhecer de representação formulada contra o órgão ou entidade a que pertençam, porque a representação tem de ser feita contra servidor.
·           d) não têm por função conhecer de consulta sobre norma ético-profissional.
·           e) têm competência para aplicar a pena de advertência.


27 - Não têm a obrigação de constituir as comissões de ética previstas no Decreto nº 1.171/1994 (Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal):
Parte superior do formulário
·                     a) as autarquias federais.
·                     b) as empresas públicas federais.
·                     c) as sociedades de economia mista.
·                     d) os órgãos do Poder Judiciário.
·                     e) os órgãos e entidades que exerçam atribuições delegadas pelo poder público.
28 - De acordo com o Decreto nº 1.171/1994 (Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é vedado ao servidor público:
I. valer-se do cargo para lograr proveito pessoal.
II. desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
III. fazer uso, em benefício próprio, de informação privilegiada obtida em razão do cargo.
IV. manter consigo, fora da repartição onde exerce suas funções, o computador portátil (notebook) que recebeu para uso no interesse do serviço.
Estão corretos os itens:
Parte superior do formulário
·                     a) I, II e III
·                     b) II, III e IV
·                     c) I, III e IV
·                     d) I, II e IV
·                     e) I, II, III e IV




(ESAF CGU/ ANALISTA DE FINANÇA E CONTROLE/2006)
29 - Estão subordinados ao Código de Conduta Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, aprovado pelo Decreto n. 1.171, de 22.6.1994:
I. os empregados das empresas públicas federais.
II. os empregados das empresas privadas que prestam serviços aos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal mediante contrato de prestação de serviços (serviços terceirizados, tais como segurança, limpeza, etc.).
III. os que prestam serviço de natureza temporária na Administração Pública federal direta, sem remuneração.
IV. os servidores do Poder Legislativo.
V. os servidores do Poder Judiciário.
Estão corretas
Parte superior do formulário
·                     a) as afirmativas I, II, III, IV e V.
·                     b) apenas as afirmativas I, IV e V.
·                     c) apenas as afirmativas I e III.
·                     d) apenas as afirmativas I, II e III.
·                     e) nenhuma das afirmativas está correta.
30 - De acordo com o Decreto n. 1.171/1994 (Código de Conduta do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal), é vedado ao servidor público:
I. determinar a um servidor que lhe é subordinado que vá ao banco pagar suas contas pessoais (contas do mandante).
II. informar a um amigo sobre ato de caráter geral que está para ser publicado, cujo teor o beneficia (o amigo), mas que ainda é considerado assunto reservado no âmbito da Administração Pública.
III. exercer atividade no setor privado.
IV. ser membro de organização que defende a utilização de crianças como mão-de-obra barata.
V. representar contra seus superiores hierárquicos.
Estão corretas:
Parte superior do formulário
·                                             a) apenas as afirmativas I, II e IV.
·                                             b) as afirmativas I, II, III, IV e V.
·                                             c) apenas as afirmativas I e IV.
·                                             d) apenas as afirmativas I, II, IV e V.
·                                             e) apenas as afirmativas II e IV

(CESPE/Unb – Ministério do Esporte – Agente Administrativo/2008) Julgue os itens que se seguem, acerca da ética no serviço público.
31. São deveres do servidor público a manutenção da limpeza e a organização do local onde executa suas funções.
32. A rapidez de resposta ao usuário pode ser caracterizada como uma atitude ética na administração pública.
33. Documentos encaminhados para providências podem ser alterados em situações específicas.
34. Informações privilegiadas obtidas no serviço, desde que não sejam utilizadas em benefício próprio, devem ser fornecidas pelo servidor quando solicitadas por pessoas idôneas.
35. É desnecessária a autorização legal para a retirada de documentos que pertençam ao local de trabalho do servidor no órgão público.

GABARITO

1.      C
2.      E
3.      E
4.      E
5.      C
6.      E
7.      C
8.      E
9.      C
10.  E
11.  C
12.  C
13.  E
14.  E
15.  E
16.  C
17.  C
18.  E
19.  C
20.  C
21.  C
22.  E
23.  E

24.  E
25.  C
26.  B
27.  D
28.  A
29.  D
30.  B
31.  C
32.  C
33.  E
34.  E
35.  E


Nenhum comentário:

Postar um comentário